Responsável presidiu a Missa na Basílica Real de Castro Verde

Foto: Município de Castro Verde

Castro Verde, 25 jul 2022 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança disse hoje que o povo português sente o apelo da vitória “face às contrariedades”, evocando o 883.º aniversário da Batalha de Ourique.

“O português é alguém que sente o apelo da autossuperação, da vontade de descobrir novos mundos ao mundo, de ir mais além e é esse o motivo pelo qual nos lançámos na vertiginosa aventura das descobertas”, referiu D. Rui Valério, na homilia da Missa a que presidiu na Basílica Real de Castro Verde.

Na celebração que serviu também para o comemorar o Dia do Milagre e da Batalha de Ourique, aquele município da Diocese de Beja homenageou também o Exército de Portugal.

D. Rui Valério sublinhou que o povo português “pressente a inata capacidade de ir além das dificuldades e dos escolhos que em todas as épocas vai encontrando”.

“Desde Ourique, na primeira metade do século XII, passando por Aljubarrota, no século XIV, até à Restauração da independência nacional, em meados do século XVII, a ideia de milagre repropõe-se incansavelmente nas narrativas fundacionais, quando um novo ciclo de vida nacional se anuncia”, acentuou o bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

O mistério, “tão arreigado nos mitos e nas narrativas nacionais”, é também a faceta que impele os portugueses a serem “peregrinos do Infinito e do eterno, sedentos do que está para além do finito e do temporal”, indicou D. Rui Valério.

“Ser português é ser ecuménico, capaz de criar espaços para todos, sejam eles quem forem, tenham eles as características que tiverem”, concluiu.

A 25 de julho celebra-se a Festa de São Tiago e comemora-se o Dia do Milagre e aniversário da Batalha de Ourique.

Para além da celebração da Eucaristia, junto à Basílica Real de Castro Verde, faz-se também uma romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, em são Pedro das Cabeças, com cerimônia militar, onde serão prestadas honras aos que tombaram no campo da honra.

LFS/OC

Partilhar:
Share