Terras de Bouro, Braga, 12 jul 2014 (Ecclesia) – A Irmandade do Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, na Arquidiocese de Braga, promove hoje “uma jornada de oração pela proteção das florestas, concretamente do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, com início às 10h30.
“Há necessidade de valorizar espiritualmente este espaço natural [o Parque Nacional da Peneda-Gerês], convidando os homens a preservar a Natureza e a por ela contemplar o Senhor do Universo”, explica a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta.
Nesse sentido, a Irmandade informa que esta jornada de oração centra-se “na celebração de uma Missa” presidida pelo cónego Fernando Monteiro, presidente da Irmandade, com a presença de “todos os que se dedicam a atividades florestais”, no santuário de S. Bento da Porta Aberta
“Entre os gigantes herdeiros de São Bento, está São João Gualberto que o Papa Pio XII proclamou em 1951 como padroeiro dos agentes florestais”, assinala a Irmandade, segundo informação no site da Arquidiocese de Braga.
A Irmandade de São Bento da Porta Aberta revela que tem como objetivo “incrementar e aprofundar o conhecimento da preciosa herança de São Bento e de seus filhos espirituais” e acrescentam que uma das formas de alcançar “este desiderato” é promover “o culto esclarecido de grandes figuras desta família espiritual que moldou a Europa e, nesta, Portugal”.
CB/OC