Cultura: «Rostos de Timor» expostos em Fátima

Fátima, Santarém 12 jul 2014 (Ecclesia) – A exposição temporária “Rostos de Timor” composta por 24 fotografias, do fotógrafo António Cotrim, vai hoje ser aberta no Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE), dos Missionários da Consolata, em Fátima.

“(É) uma singela homenagem aos homens e mulheres de Timor que sofreram, lutaram e morreram pela liberdade e independência de uma terra que amavam e à qual queriam chamar ‘o meu país’”, assinala António Cotrim.

O fotógrafo da Agência LUSA explica que estes são rostos de um povo, de pessoas das cidades de Baucau e Díli, que “acima de tudo, nunca esqueceu a sua língua, a sua cultura ancestral, a sua identidade após 24 anos de ocupação pela vizinha Indonésia”.

Timor – Leste tornou-se independente em setembro de 2002 com um “grito de liberdade” que “ficou, para sempre, escrito na História com sangue e com lágrimas, derramadas ao mesmo tempo que se entoava uma oração num cemitério”, recorda António Cotrim.

O MASE recebe a exposição “Rostos de Timor” a partir de hoje até ao dia 31 de agosto, das 10h00 às 19h00, e encerra à segunda-feira.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top