Cidade do Vaticano, 20 abr 2016 (Ecclesia) – Os católicos das Filipinas vão receber a partir de hoje as relíquias de Santo António de Lisboa num périplo por igrejas de todo o arquipélago que se realiza duas décadas depois da última iniciativa do género.
As duas relíquias que vão estar no maior país católico da Ásia até 2 de maio são consideradas das mais importantes: A primeira é composta por um fragmento de pele, conservado num relicário que tem o formato de um pequeno busto do próprio franciscano; a outra é um fragmento da sua costela.
Esta última foi recebida pela Irmã Lúcia, última dos videntes de Fátima a morrer, aquando do seu envio a Portugal para a veneração pública em Coimbra, em 1995.
O santo português, que morreu em Pádua, Itália, no ano de 1231, foi o primeiro professor de Teologia na ordem fundada por São Francisco de Assis, tendo ficado famoso pelos seus sermões.
O Papa Gregório IX canonizou-o apenas um ano depois da morte, em 1232, também após os milagres que se verificaram por sua intercessão.
Pio XII, em 1946, proclamou Santo António como “Doutor da Igreja”, atribuindo-lhe o título de "Doutor evangélico".
OC