Filipinas: Ajuda da Cáritas chega a 500 mil pessoas, revela organização católica

Portugal integra rede internacional de apoio às vítimas do tufão Haiyan

Lisboa, 13 dez 2013 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa assinala que o programa de emergência de apoio à população das Filipinas, da Cártias Internationalis, “já providenciou apoio direto a 350.000” depois da destruição do tufão Haiyan.

“As ações deste programa, com um orçamento de 4,9 milhões de euros, permitem apoiar as populações deslocadas através de abrigos de emergência, do abastecimento de água potável, e da distribuição de kits alimentares”, revela a Cáritas Portuguesa.

No total, foram afetadas “mais de 12 milhões de pessoas” num dos “maiores desastres naturais dos últimos anos”, explicam.

A instituição recorda que enviou um donativo inicial de 25 mil euros que permite ajudar 280 famílias e acrescenta que vai “continuar a apoiar estas famílias que tiveram de recomeçar as suas vidas” através da campanha “Cáritas Ajuda Filipinas”.

A Cáritas Portuguesa destaca também que vai enviar “em breve” 25 mil euros doados pelo Santuário de Fátima para “apoio às necessidades mais prementes”.

O Santuário divulgou que os ofertórios nas celebrações de Natal, Ano Novo e Epifania, entre 24 de dezembro e 5 de janeiro serão também conduzidos para o apoio ao povo filipino.

A Cáritas Portuguesa lembra que as Filipinas foram fustigadas pelo tufão Haiyan, a 8 de novembro, que “deslocou 4,4 milhões de pessoas” e “destruiu mais de um milhão de casas e matou 4000 pessoas”.

CB/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top