Fé continua acesa, mesmo com poucos padres

Bispo de Portalegre-Castelo Branco prossegue visitas pastorais

“O diminuírem os sacerdotes não quer dizer que as comunidades não continuem a ter vida, porque os leigos vão assumindo aquilo que podem fazer”, afirmou o bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, na sequência da vista pastoral a Amarelos, Vila Velha de Ródão.

A fé nas aldeias continua acesa, mesmo que a Igreja nem sempre consiga acudir a todas as necessidades da mesma maneira. Faltam padres, e os que há fazem autênticas maratonas para que as paróquias não fiquem desamparadas. Mas a mensagem continua a passar.

Visita pastoral estimula contacto com a população

O tapete de flores à entrada da capela denunciava a visita ilustre. A localidade de Amarelos, na freguesia de Sarnadas de Ródão, concelho de Vila Velha de Ródão, foi um dos lugares visitados pelo prelado nos últimos três dias de Outubro e a 1 de Novembro.

O prelado chega ao volante do carro, fala com as pessoas, deixa-se fotografar junto delas, mete conversa com as poucas crianças e acede ao convite para conhecer as capelas. O contacto é directo e sem protocolo.

Para D. Antonino Dias, as visitas pastorais são uma oportunidade para conhecer os cantos mais recônditos da diocese “e como as pessoas mesmo aí se procuram congregar e ganhar qualidade de vida”.

O percurso do prelado incluiu outras localidades das freguesias de Retaxo e Cebolais de Cima, no concelho de Castelo Branco.

“Nestes lugares não se podem fazer jardins-de-infância”

D. Antonino Dias visitou o Aldeamento do Idoso em Sarnadas, um lar privado que nasceu numa antiga área de serviço do IP2 e que recebe idosos da região e de outras partes do país. A estrutura, que à semelhança de outras similares, como os centros sociais geridos pelas paróquias, fomenta o emprego onde não há fábricas nem outros serviços. “Nestes lugares, de facto, não se podem fazer jardins-de-infância”, constatou o bispo.

Amanhã, 7 de Novembro D. Antonino Dias visitará a povoação de Maxiais. No Domingo visitará Taberna Seca e Benquerenças.

Com Reconquista e Diocese de Portalegre-Castelo Branco

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top