Fé algarvia em exposição no Museu de Portimão

Peças estão reunidas pela primeira vez numa mostra aberta ao público até dia 15 de setembro

Portimão, Faro, 14 ago 2013 (Ecclesia) – A exposição ‘Creio’, patente no Museu de Portimão, mostra expressões artísticas da crença, sinais e símbolos da religiosidade popular e o património religioso da Diocese do Algarve sobre a fé.

“São peças de enorme valor artístico e religioso, que estão pela primeira vez reunidas numa só exposição” refere o padre Mário Sousa, pároco de Portimão e um dos organizadores da exposição, à Agência ECCLESIA.  

Uma naveta em concha e em prata da Sé de Faro, do século XVI, e um pano de armar em seda do século XVII, que veio da Pérsia para a matriz de Portimão, são duas peças que o sacerdote destaca, definindo-as como “interessantes e muito importantes sendo por isso marcantes nesta exposição”.

Os visitantes são guiados através de um percurso, em que o chamado “Símbolo dos Apóstolos” ou “Credo” dá o mote central “para a compreensão da mensagem que se pretende transmitir e que procura mostrar, através da arte, os fundamentos da fé cristã”.

[[v,d,4114,aberta ao público no Museu de Portimão]]A exposição, aberta ao público até dia 15 de setembro, conta com cerca de 50 objetos, que incluem óleos sobre madeira e tela, peças em ouro, prata e marfim, barro policromado, mármore, madeiras estofadas, veludo e sedas bordadas, provenientes da Índia, do Japão, da Jordânia ou da Pérsia.

Peças que, segundo o padre Mário Sousa, “revelam um legado artístico e cultural de valor incalculável, que abrange um período de cerca de 500 anos, já que datam de entre os séculos XV e XIX”.

Esta mostra pretende assinalar o Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013) e insere-se, também, nas comemorações do jubileu dos 25 anos da ordenação episcopal de D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve.

A iniciativa quer ser ainda oportunidade para estabelecer um diálogo com o mundo da cultura, dado que “a fé é necessariamente cultura e tem que se transmitir e transformar em cultura porque senão acaba por se desenraizar e não ser verdadeiramente a fé cristã”, defende o pároco da matriz local. 

A exposição ‘Creio’ é organizada em parceria pela Paróquia da Matriz de Portimão e pelo município local.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top