Fátima: «Um santuário dedicado à Virgem Maria tem uma pastoral própria» – D. Rino Fisichella

Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, assinalou que Maria leva «à realidade do mundo, onde é possível estar presente e reconstruí-lo»

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 26 mar 2022 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Santa Sé) refletiu hoje sobre ‘A pastoral dos santuários dedicados à Virgem Maria’, na conferência de encerramento do congresso internacional ‘Mulher, Mãe e Rainha’, em Fátima.

“Um santuário dedicado à Virgem Maria, tem uma pastoral própria, no entanto tem a particularidade de exprimir de forma especial a espiritualidade mariana”, começou por assinalar D. Rino Fisichella, informa o Santuário de Fátima.

O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização explicou que hoje “muitas pessoas” estão à procura de uma “verdadeira espiritualidade”, e isso manifesta-se como uma “exigência de silêncio e transcendência”, que leva as pessoas em busca de algo que ajudem a “encontrar-se em si mesmas”.

“A busca de significado é então fator que conduz à espiritualidade enquanto desejo de existência autêntica”, realçou, sobre uma existência “ferida em si mesma, fruto da desilusão por não encontrar o verdadeiro amor ou por ser vítima de violência, ou quando se sente provado da dignidade que lhe é devida”.

Segundo D. Rino Fisichella, a pastoral dos santuários “não pode considerar obvia a resposta a esta questão”, porque não sabem quem os escuta, mas devem ter a certeza que “algum dos presentes está à procura de Deus porque precisa Dele”.

O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização preside ainda esta noite à Eucaristia no Santuário de Vila Viçosa, na Arquidiocese de Évora, a partir das 21h00; Uma celebração integrada no encerramento do ano jubilar dos 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal.

Desde quinta-feira, o Santuário de Fátima acolheu o congresso internacional ‘Mulher, Mãe e Rainha’, que terminou este sábado, numa organização em parceria com o Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos de Mariologia.

O reitor do santuário mariano da Cova da Iria apresentou os ‘Desafios contemporâneos aos santuários marianos: devoção, peregrinação e turismo’, que são “muitos e variados, fruto da evolução da sociedade”, e como influência a vivência da fé.

“Entre os lugares mais significativos para a evangelização, destacam-se os santuários, de forma particular, os santuários marianos, e é de realçar o número de peregrinos que anualmente se dirigem em peregrinação a estes lugares, e muitos são aqueles que embora não se expressem como peregrinos, acorrem a estes santuários como visitantes, acabando por participar nas celebrações e exercícios de piedade que aí têm lugar; O único contacto quem têm com a palavra de Deus e o exercício da fé, e fazem-no através de Maria”, disse o padre Carlos Cabecinhas.

Na penúltima conferência do congresso, o reitor destacou que os santuários “são elementos determinantes na tarefa evangelizadora da Igreja”, e a sua principal atividade pastoral “são as celebrações litúrgicas, a oração e os atos de piedade”.

Foto: Santuário de Fátima

Já na sessão de encerramento, o bispo da Diocese de Leiria-Fátima lembrou que o congresso além de proporcionar um “ato de hermenêutica”, que ajuda a penetrar nas raízes, é um momento que permite ler os sinais do mundo e recolocar os temas debatidos.

“Viemos para aqui no meio de uma pandemia e de uma guerra, para falar de Maria que tanto nos encoraja a falar de paz: Maria leva-nos à realidade do mundo, onde é possível estar presente e reconstruí-lo”, disse D. José Ornelas.

O Santuário de Fátima informa que este momento contou ainda com a intervenção do presidente da comissão organizadora, Marco Daniel Duarte, e o presidente da comissão científica, cónego João Paulo Abreu.

O congresso termina este domingo com a celebração da Eucaristia no Santuário de Vila Viçosa, onde vai estar a exposição das três coroas mais importantes da Imagem de Nossa Senhora, nas suas diferentes invocações: a coroa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a coroa de Nossa Senhora do Sameiro (Braga) e a Coroa de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa).

CB

Partilhar:
Scroll to Top