Fátima: Simpósio Teológico-Pastoral ofereceu perspetivas de atualidade sobre o tema da santidade

Responsáveis sublinham importância de inciativas que aprofundem identidade cristã

Fátima, Santarém, 21 jun 2015 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima encerrou hoje o Simpósio Teológico-Pastoral 2015 do Santuário, com a participação de 300 pessoas, cujos responsáveis sublinharam a importância de aprofundar a identidade cristã.

“A santidade é um belo caminho a percorrer e vale a pena percorrê-lo”, disse D. António Marto, recordando o impacto que esta proposta de vida tem sobre cada um e sobre o mundo.

O prelado tinha recordado na sessão inaugural a experiência mística da beleza do amor de Deus nos Pastorinhos de Fátima, logo a partir das aparições do Anjo, em 1916, que os fez “viver a partir de Deus e do seu amor na simplicidade e na alegria e esta é a ótica da graça que nos leva a afirmar que o outro nome da santidade é a beleza espiritual, beleza do coração transfigurado”.

A santidade, disse, “não está reservada a poucos eleitos ou a certas elites em ambientes protegidos, é proposta a todos e está presente no mundo até nas mais impensáveis situações”.

Já o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, agradeceu pelos três dias de reflexão, em particular à Comissão Científica do simpósio, elogiando a sua “qualidade”.

A iniciativa inseriu-se no ciclo de preparação para o Centenário das Aparições (2017).

O simpósio, com o tema ‘Santificados em Cristo’, reuniu especialistas nacionais e internacionals em volta de temas como a pedagogia da santidade na mensagem de Fátima, os paradigmas de santidade ao longo da história, a santidade da Igreja ou a santidade de Maria na visão das Igrejas Ortodoxas.

O padre João Lourenço, diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, falou da parceria com o Santuário de Fátima como um exemplo de trabalho entre instituições com o mesmo objetivo de “aprofundamento da fé e da cultura”.

De acordo com este responsável, Fátima é um lugar de “encontro”, de “oração” e de “formação”, para a “melhor evangelização” na Igreja.

O sacerdote espera que o 50.º aniversário da Faculdade de Teologia e o centenário das Aparições ajudem todos a assumir com mais “acutilância” e “consciência” a missão de ser “catalisador” da identidade cristã na sociedade portuguesa.

O programa de hoje foi dedicado ao compromisso com a "transformação do mundo”, incluindo conferências do teólogo alemão Peter Schallenberg, sobre as “dimensões espirituais” da Teologia Moral, e da brasileira Maria Clara Bingeme, doutora em Teologia Sistemática, em volta do tema “Santidade e transformação humanizadora do mundo”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR