Fátima: Seminaristas portugueses são cicerones no santuário mariano

Iniciativa termina a 31 de agosto

Fátima, Santarém, 08 ago 2015 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima revela que este ano 16 seminaristas de várias dioceses de Portugal orientam visitas guiadas e percursos de oração no santuário da Cova da Iria, numa iniciativa que termina a 31 de agosto.

Nas visitas guiadas, os candidatos ao sacerdócio guiam os peregrinos até à Basílica da Santíssima Trindade onde observam o painel do presbitério, obra de um artista da Eslovénia, e o crucifixo, realizado por uma artista da Irlanda.

Depois, seguem para o Recinto de Oração e os seminaristas destacam a Capelinha das Aparições e a azinheira e o monumento ao Sagrado Coração de Jesus, onde é dado a conhecer aos peregrinos “alguns pormenores históricos sobre as aparições”.

As obras de conservação e restauro da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima impossibilita a sua visita mas segundo o Santuário de Fátima, a partir da Capela de São José “é possível entrar na zona dos túmulos dos pastorinhos”, onde termina a visita guiada.

As visitas guiadas ao santuário, às 10h00 e às 15h00, começam junto à porta principal da Basílica da Santíssima Trindade.

Anualmente o santuário mariano da Cova da Iria prepara um Itinerário do Peregrino, que é um percurso de oração, com o propósito de “ajudar os peregrinos a compreender a Mensagem de Fátima”.

Este ano, esta proposta centra-se no tema vivido em Fátima ‘Santificados em Cristo’ e as orações disponíveis num desdobrável estão traduzidas em sete idiomas, junto ao presépio do Recinto de Oração onde começa este caminho.

Os seminaristas portugueses acompanham os peregrinos neste percurso duas vezes ao dia, às 11h00 e às 16h00.

Há ainda a possibilidade de uma visita guiada a Aljustrel – casas dos Pastorinhos e Poço do Arneiro -; aos Valinhos e à Loca do Cabeço a partir das 15h00, com início junto ao Posto de Informações de Aljustrel.

No seu sítio na internet, o Santuário de Fátima informa que a participação nestas ofertas é “livre e gratuita”.

“Acompanhar os grupos ajuda-os a entender melhor a Mensagem de Fátima, e a nós ajuda-nos a crescer. Muitos peregrinos chegam com dúvidas e incertezas, e o nosso trabalho também passa por ajudá-los a encontrar a paz em Jesus Cristo, neste Santuário”, disseram dois dos seminaristas, Ricardo e Adenilson.

O programa é disponibilizado quinzenalmente e até 31 de agosto vão passar pelo Santuário de Fátima 16 seminaristas cicerones.

JFG/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top