Fátima, Santarém 02 out 2013 (Ecclesia) – O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, vai falar aos jornalistas em Fátima antes das cerimónias dos próximos dias 12 e 13, na peregrinação internacional de outubro.
A conferência da imprensa conferência terá lugar no salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima, a partir das 17h00.
A instituição confirma, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a presença do cardeal italiano, bem como as do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e do vice-reitor do santuário de Fátima, padre Emanuel Silva.
O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, vai acompanhar a imagem de Nossa Senhora de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições para participar, a pedido do Papa, na Jornada Mariana que terá lugar em Roma a 12 e 13 de outubro.
“A presença do cardeal secretário de Estado dará uma expressão particular à comunhão com o Santo Padre, tão caraterística da mensagem de Fátima”, assinalou D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, numa mensagem aos bispos de Portugal.
Este será um dos últimos atos oficiais do cardeal Tarcisio Bertone que já tinha participado nas cerimónias de encerramento dos 90 anos das Aparições da Cova da Iria, em outubro de 2007, na qualidade de secretário de Estado e de enviado do Papa Bento XVI.
“Na tarde de 12 de outubro de 2007, foi inaugurada a Igreja da Santíssima Trindade, atual Basílica da Santíssima Trindade”, na presença do Secretário de Estado do Vaticano, relembra o gabinete diocesano de Informação e Comunicação (GIC), da diocese de Leiria-Fátima, num comunicado recebido pela Agência ECCLESIA.
“Até ao presente momento, 108 grupos oriundos de 27 países, anunciaram junto do Serviço de Peregrinos a intenção de participar no programa oficial da manhã de 13 de outubro no Santuário de Fátima”, informam.
“Com maior expressão estão 16 grupos de Itália, 14 de Portugal e 10 grupos da França”, acrescenta o GIC.
CB/OC