Fátima, 23 fev 2018 (Ecclesia) – O Departamento de Estudos do Santuário de Fátima vai dinamizar umas Jornadas de Arquivo sobre o ‘acesso à informação e proteção de dados nos arquivos da Igreja’, a 10 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI.
O santuário mariano português adianta que o tema do encontro – ‘Acesso à informação e proteção de dados nos arquivos da Igreja’ – vai ser refletido a partir do “ambiente regulador complexo” que enquadra a sua atividade e tendo contacto com “os desafios da prática quotidiana”.
A sessão de abertura é da responsabilidade do reitor do santuário, o padre Carlos Cabecinhas, e do diretor do Departamento de Estudos, Marco Daniel Duarte.
As jornadas de arquivo do Santuário de Fátima são promovidas pelo referido departamento através do Serviço de Arquivo e Biblioteca, entre as 10h00 e as 17h20.
Segundo o programa, ‘Ambiente regulador’ é o título do primeiro painel que vai contar com três intervenções, seguidas de debate: José Maria Afonso Coelho, do Instituto Superior de Teologia de Évora, Fernando Soares Loja, da Comissão da Liberdade Religiosa, e Américo Pereira, da Faculdade de Ciências Humanas.
A tarde começa às 15h00 com o tema ‘Práticas e desafios’ a ser o mote geral para os subtemas que vão ser apresentados por Marco Daniel Duarte, pelo coordenador do Serviço de Arquivo e Biblioteca do Santuário de Fátima, André Melícias, e Alexandra Fonseca, da ConsulArte – Assessoria para as Artes.
O Santuário de Fátima informa ainda que a participação nas Jornadas de Arquivo é gratuita mas de inscrição obrigatória através do correio eletrónico arquivo@fatima.pt.
CB/OC