Fátima: Santuário promove curso sobre a Irmã Lúcia, atento a «narrativas que não correspondem à verdade» sobre a vidente

Iniciativa procura aprofundar «figura incontornável» das Aparições de 1917 e do catolicismo contemporâneo

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 02 jul 2024 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai promover, entre quarta a sexta-feira, uma nova edição dos Cursos de Verão, este ano dedicado à figura da Irmã Lúcia, a mais velha dos videntes, com atenção a “narrativas que não correspondem à verdade” sobre a religiosa.

“Fátima é um lugar de espiritualidade e, portanto, um lugar de milagre. Também se entendeu a figura de Lúcia de Jesus como protagonista de histórias que eram secretas, de segredos que ainda não estavam por revelar e, portanto, não é de estranhar que à sua volta se tenham fundado narrativas que não correspondem à verdade”, disse Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, numa visita guiada a jornalistas, a respeito da inauguração da Casa da Irmã Lúcia, em Aljustrel.

O curso deste ano tem como tema ‘Lúcia de Jesus: de criança anónima a figura maior do catolicismo contemporâneo’.

Para o coordenador dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima, a Irmã Lúcia é “uma figura incontornável de uma história que não é uma história menor, é uma história global e globalizada desde a primeira hora”.

“Por essa razão, ela própria, como protagonista principal, foi objeto de análises ao longo de toda a história de Fátima”, acrescenta.

Marco Daniel Duarte admite que se criaram algumas “mitografias” sobre a religiosa portuguesa, pedindo que os investigadores, em particular, se fundamentem nas “fontes que se encontram custodiadas pelos diferentes arquivos, não apenas no arquivo do Santuário de Fátima, mas no arquivo das Irmãs Doroteias, das Irmãs Carmelitas, nos arquivos do Vaticano”.

“Isso vai no sentido de perscrutarmos, de forma honesta, a ação fundamental de Lúcia de Jesus em todo o processo, não apenas da história de Fátima, mas também da história do país”, sustenta.

O Centro Pastoral de Paulo IV vai acolher, a partir de quarta-feira, mais de centena e meia de participantes, de áreas como a arquivística, conservação e restauro, direito, educação, marketing, turismo, entre outras.

OC

Fátima: Casa-Museu quer apresentar aos visitantes a infância da Irmã Lúcia, «uma das mais importantes figuras do catolicismo contemporâneo» (c/fotos)

Partilhar:
Scroll to Top