Vaticano: Papa convida a valorizar sacramento da Unção dos Doentes, sem «dar por adquirido que, depois do padre, vem o coveiro» (c/vídeo)

Intenção de oração para o mês de julho aborda cuidado pastoral dos doentes

 

Cidade do Vaticano, 02 jul 2024 (Ecclesia) – O Papa convidou as comunidades católicas a rezar, no mês de julho, pelo cuidado pastoral dos doentes, apelando à valorização do sacramento da Unção, muitas vezes associado às últimas horas de vida.

“A Unção dos Doentes não é um sacramento apenas para aqueles que estão prestes a morrer. Não. É importante deixar isto claro”, indica, no vídeo que divulga a sua intenção mensal de oração, publicado hoje.

Francisco sustenta que, quando o sacerdote se aproxima de uma pessoa para lhe dar a Unção dos Doentes, “não está necessariamente a ajudá-la a despedir-se da vida”.

“Pensar assim é desistir de toda a esperança. É dar por adquirido que depois do padre vem o coveiro”, adverte.

A reflexão coloca a Unção dos Doentes no grupo dos “sacramentos da cura”, porque “cura o espírito”.

“Quando uma pessoa está muito doente, é aconselhável dar-lhe a Unção dos Doentes. E quando uma pessoa já é idosa, é apropriado que receba a Unção dos Doentes”, recomenda.

Rezemos para que o sacramento da Unção dos Doentes dê às pessoas que o recebem e aos que lhes são mais próximos a força do Senhor e se torne cada vez mais para todos um sinal visível de compaixão e esperança”.

O sacramento da Unção dos Doentes é administrado a católicos por motivo de doença, acidente, idade avançada ou iminência de intervenção cirúrgica de risco.

O Papa dedicou uma catequese a este sacramento, em fevereiro de 2014, recordando que, no passado era chamado de “extrema unção” e entendido como “conforto espiritual na iminência da morte”.

“Pelo contrário, falar de Unção dos doentes ajuda-nos a alargar o olhar para a experiência da doença e do sofrimento, no horizonte da misericórdia de Deus”, referiu então.

As imagens que acompanham o ‘Vídeo do Papa’, estes mês, foram filmadas em duas dioceses dos Estados Unidos da América – Allentown (Pensilvânia) e Los Angeles (Califórnia) -, colocando em destaque precisamente os diferentes contextos em que o sacramento pode ser administrado.

“No vídeo, realizado por uma equipa de profissionais da Arquidiocese de Los Angeles, entrelaçam-se duas histórias aparentemente muito diferentes em idade e situação clínica do enfermo, mas unidas pela graça do sacramento e pelo grande afeto daqueles que se reúnem em volta de quem recebe o sacramento”, assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela Rede Mundial de Oração do Papa.

O ‘Vídeo do Papa’ é uma iniciativa oficial de alcance global que visa divulgar as intenções de oração mensais do pontífice; desde 2016, teve mais de 225 milhões de visualizações em todas as redes sociais do Vaticano, com tradução em mais de 20 idiomas e cobertura da imprensa em 114 países.

OC

Partilhar:
Scroll to Top