Fátima, 20 fev 2020 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima lança hoje uma réplica da escultura de Santa Jacinta Marto, dia em que se assinala o centenário do falecimento da mais jovem vidente de Fátima.

A peça foi feita a partir da escultura encomendada pelo Santuário de Fátima por ocasião da exposição Capela Múndi, em 2019, e fica disponível nas Lojas Oficiais do Santuário de Fátima e na sua Loja Online, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O objeto, com 15 cm, e fiel à escultura oficial de Santa Jacinta Marto, da autoria da escultora Sílvia Patrício, resulta de uma parceria entre o Santuário de Fátima e a Farup, empresa de artigos religiosos da região, desenvolvida com a assessoria artística da autora bem como de um conjunto de outras empresas de Ourém, Leiria e Marinha Grande.

A 13 de maio será lançada uma réplica da escultura de São Francisco Marto, em moldes idênticos, e proximamente réplicas em tamanho real das esculturas oficiais, da autoria de Sílvia Patrício.

A Igreja celebra hoje a Festa Litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto com um rosário na Capelinha das Aparições, pelas 10h00, seguindo-se uma procissão com os ícones dos Santos Francisco e Jacinta até à Basílica da Santíssima Trindade.

Jacinta de Jesus Marto morreu a 20 de fevereiro de 1920, com nove anos e era a filha mais nova de Manuel Pedro Marto e de sua esposa Olímpia de Jesus dos Santos.

A mais jovem santa não-mártir na história da Igreja Católica foi batizada na igreja paroquial de Fátima no dia 19 de março de 1910; Foi canonizada pelo Papa Francisco a 13 de maio de 2017, e beatificada pelo Papa São João Paulo II dia 13 de maio de 2000.

A 1 de maio de 1951, os seus restos mortais foram trasladados para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, e a mais jovem santa não-mártir na história da Igreja Católica foi canonizada em 2017.

Até sexta-feira, pelas 22h45, o programa ECCLESIA na Antena 1 conversa com a postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto.

LFS

Partilhar:
Share