Escolas católicas envolvem-se na celebração do Centenário das Aparições
Fátima, Santarém, 19 ago 2015 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai promover no ano letivo 2015-2016 um concurso nacional, nas escolas católicas em Portugal, no contexto do programa oficial do Centenário das Aparições.
O concurso multidisciplinar vai culminar com uma sessão cultural, por ocasião da III Peregrinação Nacional a Fátima das Escolas Católicas, a 21 de outubro de 2016, anunciou hoje a instituição, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A dinamização desta iniciativa, aberta a todas as escolas católica e gratuita, está a cargo de uma Comissão Organizadora constituída por elementos do Santuário de Fátima, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e da Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC).
“Cada escola católica é convidada a apresentar um limite de três trabalhos numa ou mais expressões artísticas ligadas à Música, à Dança, ao Teatro e à Literatura”, refere o Santuário de Fátima.
A temática proposta será a do sétimo ciclo do Itinerário Temático para o Centenário das Aparições, que tem como acontecimento de referência a aparição de outubro de 1917, como frase inspiradora a de Nossa Senhora “Sou a Senhora do Rosário” e como tema pastoral “O Senhor fez maravilhas”.
A Comissão Organizadora entende que as escolas católicas “são locais naturais e privilegiados” onde é possível cumprir vários objetivos relacionados com a celebração do Centenário, nomeadamente “fomentar a reflexão da sobre a Mensagem de Fátima e as suas implicações para vida cristã” e, simultaneamente, “apresentar sugestões para viver a espiritualidade de Fátima”.
Pretende-se também “promover a dimensão festiva do centenário com propostas pastorais e culturais”, “dar a conhecer a espiritualidade dos Videntes de Fátima” e “mostrar o relevo das aparições de Fátima para a Igreja e para o Mundo”.
O regulamento está disponível na Internet – http://pelaarteatemaria.fatima.pt/ – e ali podem ser encontradas mais informações sobre a inscrição, participação e desenvolvimento desta ação.
SISF/OC