Fátima: Santuário inaugura «Centro de Escuta Lúcia de Jesus», a 17 de junho

Espaço, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, quer acolher quem atravessa «um momento mais difícil» na sua vida

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 15 jun 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima anunciou a abertura do “Centro de Escuta Lúcia de Jesus”, a 17 de junho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

O novo espaço está pronto para “acolher todas as pessoas que estejam a atravessar um momento mais difícil, causado pela doença, solidão, medo, luto, angústia, ressentimento, dificuldades de aceitação pessoal, ou outras feridas e mágoas interiores, impossibilidade de perdoar a outros ou a si mesmo, conflitos ou roturas familiares, relações problemáticas com os outros, problemas laborais, crises de fé ou de inclusão eclesial, interrogações religiosas, ausência de sentido para a vida”.

No último ano, uma equipa multidisciplinar tem trabalhado neste projeto, destaca uma nota do Santuário de Fátima, divulgada online.

Em entrevista à Agência ECCLESIA e Rádio Renascença, no último mês de maio, o reitor da instituição, padre Carlos Cabecinhas, precisava que a pandemia motivou “uma atenção muito maior à fragilidade humana, à dimensão da fragilidade, quer a nível reflexivo, quer a nível de atividades concretas”.

“Estou a lembrar, de forma muito situada, um centro de escuta que temos já montado e que pretendemos que seja uma resposta a tanta gente que nos procura e que a pandemia vem mostrar que precisa urgentemente de quem os acolha, de quem os ouça, de quem os possa dar-lhes uma palavra de condução”, precisou então.

O Centro de Escuta Lúcia de Jesus está disponível para todas as pessoas, crentes e não crentes, que precisem de uma “escuta ativa”, às terças e quintas-feiras, das 14h00 às 18h00 e, ao fim de semana, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Foto: Santuário de Fátima

A Ir. Inês Vasconcelos, da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, foi assistente espiritual nos Hospitais da Universidade de Coimbra, durante 15 anos, e é responsável pelo Centro de Escuta.

Em declarações ao mensário ‘Voz da Fátima’, a religiosa explica que “à medida que forem surgindo questões, o objetivo será trabalhar sinergias de forma a encontrar respostas”.

A equipa do Centro de Escuta conta com 32 membros das áreas da Psicologia, Comunicação, Turismo, Ensino, Teologia, Medicina, Enfermagem e Direito.

“O maior desafio é acolher com misericórdia; independentemente de tudo o que possa vir, de tudo o que possamos escutar, é importante acolher com misericórdia, tomando como exemplo Jesus”, indica a irmã Inês Vasconcelos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top