Pelo segundo ano, devido à pandemia, iniciativa «Vem para o Meio» não se realiza

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 25 mai 2021 (Ecclesia) – O projeto «Vem para o Meio: Férias para Pais de Pessoas Portadoras de Deficiência», desenvolvido pelo santuário de Fátima, vai ser cancelado, pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia ainda não permitir reunir “todas as condições”.

“Apesar de a situação estar mais controlada, os responsáveis pela iniciativa creem que ainda não estão reunidas todas as condições para poder voltar a realizar esta iniciativa que se destina a um público de elevado risco. O perfil dos beneficiários, muitos deles com múltiplas patologias graves associadas à sua deficiência, torna-os num grupo de risco sério que não pode ser ignorado”, pode ler-se no site do Santuário de Fátima.

A natureza das atividades, com “contacto físico entre pessoas com uma saúde muito vulnerável” leva ao cancelamento da iniciativa que permite que crianças e jovens com deficiência fiquem, durante uma semana nos meses de julho e agosto, ao cuidado de voluntários.

“Além do acolhimento e da animação sócio-cultural-espiritual as atividades previstas requerem, por outro lado, um contacto físico permanente seja na prestação de cuidados básicos seja no desenrolar das várias atividades previstas. Este projeto vive de afetos, na medida que implica uma constante atenção e proximidade entre todos os envolvidos, factos que não são compatíveis com as medidas de distanciamento físico e social que a atual situação exige e as autoridades de saúde recomendam”, indicam.

Esta iniciativa conta já com 13 edições, tendo em 2020 sido cancelado em virtude da pandemia da Covid-19, e é desenvolvida pelo Santuário de Fátima, em parceria com os Silenciosos Operários da Cruz, “a comunidade religiosa que operacionaliza no terreno este projeto com o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima”.

LS

Partilhar:
Share