Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 12 set 2020 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai acolher entre hoje e amanhã a sexta peregrinação nacional da Comunidade Surda, organizada em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa da instituição.

“Queremos deixar-vos o convite a vir a este momento que é de encontro, que é de oração, que é de alegria e de convívio”, disse o padre Carlos Cabecinhas numa convite em vídeo, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

O programa começa esta tarde, pelas 17h30, com o acolhimento; às 21h30, a Comunidade Surda participa no Rosário e Procissão das Velas, inserido no programa da Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, sendo recitado um mistério em Língua Gestual Portuguesa por um peregrino surdo.

No domingo, o programa tem início pelas 10h00, com uma Catequese sobre a mensagem de Fátima; às 15h00 celebra-se a Missa com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, na Basílica da Santíssima Trindade.

O Santuário de Fátima informa que a primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas propostas.

Esta primeira peregrinação realizou-se dois anos depois de “o Santuário ter começado a oferecer uma Missa semanal com interpretação em Língua Gestual, como forma integrar e proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais”.

OC

Partilhar:
Share