Fátima: Rosa de ouro do Papa é «confirmação da validade universal da Mensagem» – Padre Vítor Coutinho

Entrega vai acontecer no dia 12 de maio

Fátima, 11 mai 2017 (Ecclesia) – O vice-reitor do Santuário de Fátima afirmou que a Rosa de Ouro que o Papa Francisco vai oferecer “é uma confirmação da validade universal e intemporal” da mensagem de Fátima.

“O Papa Francisco na linha dos seus antecessores confirma o relevo que Fátima tem para a Igreja universal. É uma confirmação da validade universal e intemporal da mensagem de Fátima”, disse hoje o padre Vítor Coutinho em declarações à Agência ECCLESIA..

O Papa Francisco vai oferecer uma Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima, uma das distinções mais importantes concedidas a santuários e instituições católicas, na tarde desta sexta-feira, 12 de maio, após a oração na Capelinha nas Aparições.

“É uma distinção que os pontífices fazem a circunstâncias especiais. Para nós é também a confirmação disto mesmo, aquilo que outros Papas fizeram”, referiu o padre Vítor Coutinho.

O vice-reitor do Santuário de Fátima afirmou que a Mensagem de Fátima vai “para além das fronteiras de um povo e de um país”.

“É transversal a toda a humanidade”, acrescenta.

O padre Vítor Coutinho explicou que o Santuário de Fátima, como uma instituição da Igreja, procura “estar atento à forma de ser Igreja dos dias de hoje” e que o Papa dos dias de hoje “estimula a ser”.

“Este é um local de pastoral, onde procuramos que as pessoas que aqui passam se confrontem com o Evangelho no dia a dia, à medida das possibilidades e exigências de cada um”, desenvolve.

A última vez que Francisco cumpriu o gesto de oferecer uma Rosa de Ouro, uma oferta tradicional dos Papas a santuário marianos, foi em julho de 2016, em Czestochowa, Polónia; antes tinha-o feito em Guadalupe (México) e no Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre (Cuba).

O Santuário de Fátima já recebeu duas Rosas de Ouro, distinção criado em 1049 por Leão IX e que os Papas atribuem em reconhecimento de serviços prestados à Igreja ou à sociedade por personalidades e instituições católicas.

A primeira Rosa de Ouro do Santuário de Fátima foi concedida pelo Papa Paulo VI, em 21 de novembro de 1964, no fim da terceira sessão do Concílio Vaticano II, e entregue a 13 de maio de 1965 pelo cardeal Fernando Cento, legado do Papa.

Bento XVI foi o primeiro pontífice a entregar pessoalmente a Rosa de Ouro, durante a oração que recitou na Capelinha das Aparições, a 12 de maio de 2010.

Em Portugal, o Papa Francisco vai ainda oferecer uma imagem em mármore de São Francisco de Assis à Base Aérea de Monte Real, um mosaico evocativo do centenário das aparições ao presidente da República Portuguesa, um quadro da Última Ceia, em madrepérola, à Casa de Nossa Senhora do Carmo, um cálice e uma casula ao bispo de Leiria-Fátima e um cálice para a Nunciatura Apostólica.

OC/PR/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top