Fátima: Projeto «Rota do peregrino» quer ajudar quem faz percursos a pé

Livro e página na internet mostram melhores caminhos rumo ao santuário

Lisboa, 09 mai 2012 (Ecclesia) – As dezenas de milhares de pessoas que todos os anos percorrem a pé as estradas portuguesas até Fátima contam agora com o apoio do projeto ‘Rota do Peregrino’, em livro e na internet.

A obra apresenta-se como um guia com as principais rotas do país, ilustradas em 38 mapas originais, no qual são recomendados 1000 locais de apoio onde cada peregrino poderá comer, dormir, fazer as suas compras ou simplesmente descansar.

O património histórico-cultural e gastronómico ao longo dos vários locais de passagem é ilustrado com mais de 200 fotografias acompanhadas de informações relevantes na rubrica ‘sabia que’.

Editado pela Pactor, este guia tem uma forte componente religiosa, incluindo 44 mensagens espirituais, 12 orações, a canção do peregrino e a mensagem do Papa Bento XVI aos peregrinos.

Nas cerca de 200 páginas, o leitor encontra também a ‘História das Aparições’, uma ‘Cronologia de Fátima – Datas principais’ e uma apresentação sobre ‘Os Videntes e o Segredo de Fátima’.

O projeto Rota do Peregrino, referem os seus promotores, “teve origem na observação e consequente preocupação, pela inexistência de um suporte organizado e contínuo de informação agregada dos diversos caminhos para Fátima”.

No âmbito da segurança, está incluído neste projeto a organização de “campanhas anuais de prevenção e segurança rodoviárias”, que visam proteger os peregrinos de potenciais sinistros.

O reitor do Santuário de Fátima refere à ECCLESIA que o fenómeno de peregrinação a pé “tem ganho adeptos de novo”, em especial junto dos mais jovens.

O padre Carlos Cabecinhas assinala que a deslocação de peregrinos já não se concentra apenas em maio e outubro, embora estas continuem a ser “as grandes datas da peregrinação a pé”.

Outro “fenómeno interessante” destacado pelo sacerdote é a ligação do santuário português a Santiago de Compostela (Espanha), igualmente um centro católico de peregrinação internacional na Península Ibérica.

Para este responsável, é importante recuperar o “valor antropológico do peregrinar, também fisicamente, a pé” e da “experiência espiritual” que esse ato pode proporcionar.

As declarações do reitor do santuário são transmitidas este domingo nos programas ‘70×7’ (RTP2, 09h30) e ECCLESIA (Antena 1, 06h00), dedicados à peregrinação anual do 13 de maio.

De acordo com o testemunho das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta), confirmado pela Igreja Católica, ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações (Distrito de Santarém, Diocese de Leiria-Fátima), uma em cada mês, entre maio e outubro de 1917.

LFS/PTE/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top