Fátima: Peregrinos encheram o Santuário apesar da ausência da imagem da Capelinha das Aparições

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, realça a «projeção mundial» da mensagem e a «ligação a toda a Igreja»

Fátima, Santarém, 13 out 2013 (Ecclesia) – D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, disse hoje que a presença da imagem da Capelinha das Aparições em Roma dá ao Santuário “projeção mundial” e congratulou-se porque a sua ausência não desmobilizou os peregrinos.

“Verifico que esta saída da imagem de Nossa Senhora não desmobilizou os peregrinos. É consolador ver esta multidão de peregrinos que enche totalmente este recinto”, disse o bispo de Leiria-Fátima no encerramento da peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima.

Para D. António Marto, a presença da imagem no Vaticano para a Jornada Mariana e para ser o ícone de Maria no ato de consagração que o Papa fez, esta manhã, põe em “evidência” a mensagem de Fátima e a “projeção mundial” do Santuário.

“A presença da imagem original no Vaticano põe em evidência a relação da mensagem de Nossa Senhora, aqui em Fátima, com toda a Igreja universal e a projeção mundial do nosso Santuário, que foi distinguido com esta escolha”, afirmou.

Segundo o Santuário de Fátima, 220 mil pessoas participaram no recinto da Cova da Iria nas celebrações da peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 outubro.

Em comunicado, Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana informou que, às 11h30, a taxa de ocupação dos parques de estacionamento do Santuário se encontrava a 100% e a aproximação às portagens de Fátima registava uma fila de trânsito de dois quilómetros.

A peregrinação ao Santuário de Fátima de 12 e 13 de outubro foi presidida pelo cardeal secretário de Estado do Vaticano, D. Tarcisio Bertone, convidado pelo bispo de Leiria-Fátima a estar em Portugal nos dias em que a imagem da Capelinha das Aparições está em Roma para a Jornada Mariana, no contexto do Ano da Fé.

A presidência da peregrinação internacional de outubro ao Santuário de Fátima foi um dos últimos atos oficiais do atual secretário de Estado, D. Tarcisio Bertone, que se prepara para deixar o cargo que assumiu em 2006.

A partir do dia 15 de outubro a Secretaria de Estado do Vaticano vai ser presidida por D. Pietro Parolin, por nomeação do Papa Francisco no dia 31 de agosto último.

PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR