Encontro de oração com Francisco acontece no dia 5 de agosto
Fátima, 06 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai rezar com jovens doentes e com deficiência na Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, no dia 5 de agosto, no contexto da visita apostólica a Portugal pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.
O Santuário de Fátima informa que o programa da visita do Papa à Cova da Iria inclui oração do Terço e dirige “uma palavra a todos os peregrinos” que quiserem estar com Francisco, entre as 09h00 e as 11h00, do dia 5 de agosto, um sábado.
Segundo o programa da visita, o Papa desloca-se para Fátima, em helicóptero, desde a Base Aérea de Figo Maduro e aterra no Estádio Municipal Papa Francisco, às 08h50.
O Santuário de Fátima destaca que Francisco regressa à Cova da Iria seis anos depois, o Papa esteve no santuário no centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos, em 2017.
“Desde a primeira hora, quando se conheceu a decisão da cidade escolhida para a realização da Jornada Mundial da Juventude, em janeiro de 2019 no Panamá, sempre disse que quando viesse a Lisboa se deslocaria a Fátima”, acrescenta o santuário mariano, assinalando que o Papa, nessa última edição internacional da JMJ, “rezou por diversas vezes diante da imagem nº 1 da Virgem Peregrina de Fátima”.
Em maio de 2017, Francisco tornou-se o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010); São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de março de 1983), a caminho da América Central.
O Vaticano divulgou hoje o programa da próxima viagem do Papa a Portugal, de 2 a 6 de agosto, que conta com vários encontros previstos com estudantes, jovens e moradores de um bairro social, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil.
O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39).
O encontro mundial, que Portugal recebe pela primeira vez, inclui na sua programação um conjunto de eventos religiosos, culturais e desportivos; A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
Desde a sua eleição pontifícia, em 2013, Francisco visitou 60 países: Brasil, Jordânia, Israel, Palestina, Coreia do Sul, Turquia, Sri Lanka, Filipinas, Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba, Estados Unidos da América, Quénia, Uganda, República Centro-Africana, México, Arménia, Polónia, Geórgia, Azerbaijão, Suécia, Egito, Portugal, Colômbia, Mianmar, Bangladesh, Chile, Perú, Bélgica, Irlanda, Lituânia, Estónia, Letónia, Panamá, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Bulgária, Macedónia do Norte, Roménia, Moçambique, Madagáscar, Maurícia, Tailândia, Japão, Iraque, Eslováquia, Chipre, Grécia (após ter estado anteriormente em Lesbos), Malta, Canadá, Cazaquistão, Barém, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Hungria; Estrasburgo (França) – onde esteve no Parlamento Europeu e o Conselho da Europa -, Tirana (Albânia), Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) e Genebra (Suíça).
CB/OC
Lisboa 2023: Vaticano divulga programa da visita do Papa a Portugal