Diocese de Castelo-Branco disponibiliza sacerdote por seis anos
Fátima, Santarém, 18 jul 2012 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai contar com dois novos capelães no próximo ano, anunciou hoje a diocese local, através de um decreto assinado pelo chefe de gabinete do bispo diocesano.
D. António Marto decidiu nomear para os cargos o cónego Emanuel Silva, da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, escolha que tem o aval do bispo local, por um prazo de seis anos; e o padre Eugeniusz Fasuga, da congregação dos Missionários Redentoristas, neste caso pelo período de um ano, anuncia uma nota divulgada na página da diocese de Leiria-Fátima na internet.
O padre Adelino Filipe Guarda, diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima, e responsável pelo Serviço de Apoio ao Clero da diocese, foi nomeado colaborador permanente do santuário situado da Cova da Iria (Distrito de Santarém), acrescenta o comunicado.
O bispo de Portalegre-Castelo Branco, por sua vez, refere em nota publicada na internet que o cónego Emanuel Silva vai continuar a desempenhar as funções de reitor do Seminário Diocesano, que tem os seus alunos no Patriarcado de Lisboa.
O novo capelão do Santuário de Fátima foi dispensado de vários cargos na referida diocese: vigário episcopal do Clero, Ministérios e Vocações; pároco de São Miguel da Sé de Castelo Branco; arcipreste do arciprestado de Castelo Branco; responsável pelo pré-seminário diocesano.
A decisão, sublinha D. Antonio Dias, foi tomada “a pedido do bispo diocesano de Leiria-Fátima e do Conselho Nacional do Santuário” de Fátima.
RJM/OC