Fátima: Novo reitor sublinha prioridades

Primeira intervenção pública do padre Carlos Cabecinhas fala na necessidade de divulgar e viver a «mensagem da Mãe de Deus»

Fátima, Santarém, 11 jun 2011 (Ecclesia) – O novo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, assumiu hoje na sua tomada de posse que vai ter como prioridade os peregrinos que procuram o local.

“Os peregrinos são a razão de ser das iniciativas que dinamizam a vida do Santuário. Todos os que aqui trabalhamos pretendemos ser instrumentos ao serviço da mensagem de Fátima, instrumentos que permitam que este continue a ser um lugar de forte experiência de encontro com Deus, através de Maria”, disse o sacerdote, esta manhã.

Numa celebração que juntou vários bispos, sacerdotes e milhares de peregrinos na igreja da Santíssima Trindade, Carlos Cabecinhas apontou também para o ciclo de celebrações que vai assinalar a comemoração do centenário das aparições, afirmando que “a fidelidade a esta mensagem da Mãe de Deus” é a “verdadeira prioridade pastoral do Santuário”.

“O itinerário de sete anos da celebração do centenário, que já iniciámos e nos conduzirá até 2017, mais não pretende que fazer-nos redescobrir ou tomar consciência da grande riqueza da mensagem e da urgência em vivê-la, ou tomar consciência mais clara  da grande riqueza da mensagem, da urgência em vivê-la e da necessidade de a divulgar”, apontou.

“Este itinerário de sete anos constitui o plano pastoral do Santuário até 2017 e é na sua concretização e realização que se encontra a atual prioridade pastoral”, prosseguiu.

Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, de 40 anos, até agora capelão do Santuário, substitui o padre Virgílio Antunes, reitor desde 2008, que a 28 de abril deste ano foi nomeado bispo de Coimbra por Bento XVI.

Na sua primeira intervenção pública como reitor, o sacerdote da diocese de Leiria-Fátima saudou “todos os peregrinos que diariamente procuram este Santuário”, bem como o bispo local, D. António Marto, os capelães, funcionários, voluntários e outros colaboradores.

Carlos Cabecinhas deixou “uma saudação especial” ao seu antecessor, D. Virgílio Antunes, bispo eleito de Coimbra.

“A fecunda ação que aqui desenvolveu como Reitor deixa-nos abertos importantes horizontes para o caminho que o Santuário deve seguir para se manter fiel à sua missão”, assinalou.

O novo reitor recordou a visita de Bento XVI, em maio de 2010, afirmando que “a mensagem de Fátima mantém toda a sua atualidade e frescura”.

No dia em que se celebra o aniversário do beato Francisco Marto, nascido a 11 de junho de 1908, o novo reitor do Santuário de Fátima, o novo reitor afirmou que “os beatos Francisco e Jacinta foram exímios “’discípulos da escola de Maria’ e o seu luminoso exemplo é um permanente desafio”.

A tomada de posse teve lugar às 11h00, na igreja da Santíssima Trindade, seguindo-se a oração de consagração, na Capelinha das Aparições, e uma sessão de cumprimentos, na sala de visitas da Reitoria.

Nesta oração, Carlos Cabecinhas pediu a oração dos peregrinos “pelo Santuário e por todos os que aqui trabalham”.

“Neste dia, em que por nomeação do bispo de Leiria-Fátima, assumo a coordenação da vida do Santuário de Fátima, como reitor, quero consagrar a Nossa Senhora a missão que me foi confiada”, afirmou.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top