Papa benze esta Quinta-feira primeira pedra do edifício da União das Misericórdias
A nova Unidade de Cuidados Continuados que a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai construir em Fátima será chamada “Bento XVI”, disse à Agência ECCLESIA o presidente daquele organismo, Manuel Lemos.
O responsável confirmou que o Papa vai abençoar a primeira pedra do complexo durante o encontro com agentes da Pastoral Social que vai decorrer a 13 de Maio, na igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, às 17h00.
O edifício, que terá a maqueta exposta na sessão com Bento XVI, fica localizado junto ao Centro de Deficientes Profundos João Paulo II, cuja primeira pedra foi benzida pelo anterior Papa.
Manuel Lemos sublinhou que num encontro em que o Papa vai falar de princípios teóricos, seria oportuno complementá-los com a dimensão do “fazer”.
A nova unidade deverá ser inaugurada dentro de ano e meio, mas o protocolo com o Ministério da Saúde para a construção ainda não foi assinado, o que deverá acontecer até final de Maio.
A titular da pasta, Ana Jorge, vai estar no encontro com agentes da Pastoral Social que esta Quinta-feira decorre na igreja da Santíssima Trindade, durante a qual Bento XVI vai benzer a primeira pedra, sendo então apresentada a maqueta do edifício.
O estabelecimento, que de acordo com Manuel Lemos se inspirou no melhor que se faz na Europa, tem capacidade para 45 camas e vai aproveitar alguns dos equipamentos do Centro João Paulo II, que também pertence à UMP.
“Gostávamos que esta Unidade fosse vocacionada para termos um centro de excelência na área das demências”, referiu Manuel Lemos, que justificou o nome atribuído ao estabelecimento pelo “interesse que o Papa Bento XVI tem dedicado a essas questões”.