Participantes preparam surpresa para o Papa
Mais de dois mil jovens são esperados este fim-de-semana no Santuário de Fátima para a sua tradicional peregrinação nacional, iniciativa que culmina ao início da manhã de Domingo (06h00) com uma missa na Basílica, após “uma directa com Maria”.
A peregrinação da juventude católica, “Fátima Jovem 2010”, terá uma cobertura noticiosa em constante actualização através da página do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), em http://ecclesia.pt/pjuvenil
A iniciativa decorre na madrugada de 1 para 2 de Maio e os participantes preparam uma surpresa para Bento XVI, genericamente apresentada como um “gesto singelo de carinho”.
Além do concerto de abertura, pela “Banda Jota” (Diocese da Guarda), o programa inclui a participação na programação oficial do Santuário, com a recitação do terço e a procissão de velas.
[[v,d,1008,Fátima Jovem 2010]]Após esta celebração, os jovens rumam ao Centro Paulo VI para uma vigília, como explica o director do DNPJ, Pe. Pablo Lima.
São “três momentos” intercalados por um “concerto de oração”, para além de um “cinefórum”, com a projecção de filmes diversos em oito salas.
“A noite será toda a ela muito intensa”, assegura.
Um espaço Lounge, com música ambiente e serviço de alimentação também estará aberto toda a noite. De madrugada, acontece a visita à Capelinha das Aparições com um momento de oração original, intitulado «Feliz dia da Mãe, Maria».
Após cada etapa será disponibilizada uma notícia com reportagem fotográfica e pequeno excerto de vídeo, de modo a todos os jovens – mesmo aqueles que não puderam participar – terem contacto com a sua Peregrinação Nacional.
Esta cobertura corresponde também à vontade de que o “Fátima Jovem” seja o mais abrangente possível, refere a organização do evento.