Fátima: Jornalista Aura Miguel orientou visita temática sobre «Rosto dos Papas»

Vaticanista portuguesa acompanhou 102 viagens internacionais nos pontificados de João Paulo II, Bento XVI e Francisco

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 06 mai 2022 (Ecclesia) – A jornalista Aura Miguel orientou esta quinta-feira a primeira visita temática à exposição ‘Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual’, no Santuário de Fátima, onde refletiu sobre o ‘Rosto dos Papas’.

“O rosto do Papa é iluminado por Fátima, algo que acontece desde o início das aparições, porque é impossível separar o rosto do Papa da mensagem de Nossa Senhora aqui na Cova da Iria”, disse a vaticanista portuguesa, numa intervenção divulgada pelo santuário mariano.

Aura Miguel perguntou “o que trariam os Papas consigo quando vieram aqui a Fátima?”, e recordou, por exemplo, as preocupações de Paulo VI, que se traduziram nas suas palavras, em 1967.

“Os rostos dos Papas carregam as circunstâncias das suas vidas”, observou.

Sobre o Papa polaco, “profundamente mariano”, a conferencista salientou que João Paulo II chegou a Fátima com “uma gratidão imensa”, e recordou um “momento impressionante” na sua homilia de 13 de maio de 1982, “onde se apresenta com ansiedade a fazer a releitura do chamamento materno para a conversão”.

Aura Miguel que acompanhou os três últimos Papas – João Paulo II, Bento XVI e Francisco – em 102 viagens apostólicas, destacou que a ligação do pontífice da Polónia a Nossa Senhora era “impressionante e inesquecível”, falando num Papa que “precisava do colo da mãe”.

Segundo a jornalista, o Papa emérito Bento XVI “tem um rosto moldado por esta beleza e força da mensagem de Fátima”, e lembrou que imitou os Pastorinhos “ao declarar o seu amor a Nossa Senhora, na homilia do dia 13 de maio”, em 2010, quando visitou a Cova da Iria.

“Agradeceu ainda aos bispos o facto de aqui de Fátima brotar uma corrente de oração”, acrescentou, primeira visita temática à exposição ‘Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual’.

O Papa Francisco esteve no Santuário de Fátima em 2017, no centenário das aparições, e Aura Miguel recordou que deixou “a frase tocante ‘Temos Mãe’”, que marcou a visita, e num vídeo já tinha referido aos peregrinos que o “rosto para ser atrativo tem de ser moldado pela oração”.

“O verdadeiro rosto de Jesus encarna nestes homens”, realçou a vaticanista.

O Santuário de Fátima informa que estão previstas mais cinco visitas temáticas à exposição do ano pastoral 2021/2022, que pode ser visitada até 15 de outubro.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top