Fátima, 23 fev 2019 (Ecclesia) – As jornadas do Museu do Santuário de Fátima realizam-se hoje e vão centrar-se no tema «Museus da Igreja, Memória de Todos», a partir das 10h00, no Centro Pastoral de Paulo VI.
Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que a sessão de abertura, pelo reitor do Santuário de Fátima e o diretor do Departamento de Estudos, respetivamente o padre Carlos Cabecinhas e Marco Daniel Duarte.
Depois realiza-se um painel com a conferência ‘O papel dos museus da Igreja no século XXI’, por Fernando António Baptista Pereira, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e outra sobre «Para a história do Museu do Santuário de Fátima» com o diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima.
Os temas das conferências da tarde desta jornada são: «As exposições temporárias do Museu do Santuário de Fátima» por Maria Isabel Roque (professora da Universidade Europeia) e «Particularidades de um espólio: desafios à conservação e restauro a partir da experiência do tratamento das ofertas dos peregrinos de Fátima» por Ana Rita Santos, coordenadora do Serviço de Conservação e Restauro do Património do Museu do Santuário de Fátima.
As jornadas encerram com uma visita guiada à exposição temporária comemorativa do centenário da construção da Capelinha das Aparições “Capela-Múndi”
O Museu do Santuário de Fátima “custodia os mais diversos testemunhos materiais de grande valia histórica, artística e antropológica” e foi criado em 1955 para fazer perdurar a memória dos protagonistas de Fátima e do Santuário da Cova da Iria.
LFS