Exposição pode ser visitada até 31 de janeiro de 2018
Fátima, 25 set 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima expõe a partir de hoje os trabalhos vencedores do Prémio Fotografia Centenário das Aparições de Fátima, no Nártex da Basílica da Santíssima Trindade.
A mostra, dividida em quatro partes, conforme as categorias a concurso, dá a conhecer os trabalhos de Rui Duarte Silva, de Mindelo, e de Javier Arcenillas, de Madrid, vencedores da categoria ‘Fotonarrativa’ pela “grande qualidade” dos portefólios, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Em ‘Retrato humano’ foi distinguido João Torcato de Sousa, de Espite, e na categoria ‘Paisagem’ o prémio foi atribuído ao trabalho de José António Freitas Guimarães, de Vizela.
A “notável qualidade” de outros quatro trabalhos nesta categoria fez com que o júri atribuísse menções honrosas a António Carlos Pereira da Costa, de Vila Nova de Gaia; a Ricardo Perna, da Charneca da Caparica; e ao já galardoado Rui Duarte Silva.
“São estes trabalhos que agora se expõem ao público, na certeza de que decorridos 100 anos sobre a inicial data em que surge a primeira fotografia na Cova da Iria, Fátima continua a ser lugar de eleição para que a arte fotográfica revele o retrato humano, fixe a paisagem, capte as práticas e a ritualidade que configuram a Espiritualidade e a Mensagem do Lugar e narre, com a sua peculiar linguagem, este especial acontecimento que se prolonga tempo além”, pode ler-se numa nota do Museu do Santuário de Fátima, que coordena a exposição.
A exposição reúne os dez melhores trabalhos fotográficos, está aberta a todos os peregrinos das 9h00 às 19h00, e pode ser visitada até ao dia 31 de janeiro de 2018 no Nártex da Basílica da Santíssima Trindade.
SN