Fátima: Família Espiritana agradeceu no Santuário 150 anos de presença em Portugal

Iniciativa «juntou à mesma mesa todos os provinciais ainda vivos»

Fátima, 20 mar 2017 (Ecclesia) – A Casa do Verbo Divino, em Fátima, acolheu entre sábado e domingo as V jornadas de Espiritualidade Missionária Espiritana, marcadas pelo 150 anos da presença da congregação em Portugal.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a iniciativa contou com “mais de 460” membros da Família Espiritana e com vários oradores especiais, desde o bispo de Lamego, D. António Couto, a representantes espiritanos vindos de Roma, e também a irmã Ângela Coelho, responsável pela postulação da beatificação e canonizações dos Pastorinhos de Fátima.

O bispo de Lamego, biblista e missionário da Boa Nova, destacou a importância de uma congregação “aberta aos leigos”, em que o “tu” passa a “vós”, e marcada pela “alegria” porque portadora de “esperança”.

Já a irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria, trouxe ao evento a proximidade do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, marcado para os dias 12 e 13 de maio e com um convidado especial, o Papa Francisco.

A religiosa salientou a “riqueza da mensagem de Fátima para os nosso tempos” e o facto de Maria continuar hoje a convidar as pessoas para “a missão”, sobretudo na “direção das periferias e margens como pede o Papa Francisco”.

Quanto aos responsáveis que viajaram de Roma, o irmão francês Marc Tyrant, 2.º assistente geral dos Espiritanos e o padre irlandês Maurice Shortall, conselheiro geral, colocaram a tónica dos desafios que atualmente se levantam aos cerca de 3 mil missionários espiritanos espalhados pelos cinco continentes.

“Há situações muito favoráveis à Missão, mas outras de grande risco para os missionários e o povo”, em nações como “a Argélia, a Mauritânia, a República Centro Africana, o Sudão do Sul e o Paquistão”, apontaram.

Estas jornadas ficaram marcadas pela celebração e pelo agradecimento em oração no Santuário de Fátima, mas também pelo trabalho intenso, de reflexão e de renovação dos fundamentos que os Espiritanos em Portugal transportam há 150 anos.

Houve também espaço para “um momento especial” que “juntou à mesma mesa todos os Provinciais Espiritanos ainda vivos”.

Os padres Casimiro Oliveira, Manuel Durães, José Castro Oliveira, Eduardo Miranda Ferreira e Tony Neves, este o atual provincial, tiveram oportunidade de partilhar “as alegrias e angústias dos seus 6 ou 9 anos de missão”.

Nesta mesma linha, os participantes prestaram uma “profunda e sentida homenagem” ao padre José Manuel Sabença, provincial entre 2004 e 2012 e que faleceu devido a doença há cerca de quatro meses.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top