Padre José Nuno Silva destaca exercício da «reparação» que marcou vivência dos pastorinhos

Fátima, 11 abr 2018 (Ecclesia) – A Escola do Santuário de Fátima vai promover nos dias 21e 22 de abril um encontro sobre o “sentido do sofrimento e do sacrifício” na perspetiva da Mensagem de Fátima.

Numa entrevista publicada pelo gabinete de comunicação do Santuário de Fátima, o diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima explica que o principal objetivo é levar a debate uma questão que está “no âmago” de toda a caminhada de fé iniciada em 1917, na Cova da Iria.

Uma temática bem presente nas palavras que Nossa Senhora veio deixar a Francisco, Lúcia e Jacinta e que depois marcou a vida dos três pastorinhos, o “sofrimento em favor dos outros, em reparação”.

“O sofrimento é o grande lugar onde o humano se põe à prova. Também é no sofrimento que se inscreve a mais radical possibilidade de liberdade”, aponta o padre José Nuno Silva.

A proposta inscrita no terceiro itinerário da Escola do Santuário, relacionado com a Mensagem de Fátima, pretende “sublinhar o exercício da liberdade, na descoberta de um sentido redentor para a vida”.

“No início de tudo, em Fátima, está uma resposta livre, de três crianças, a uma interrogação: quereis oferecer-vos a Deus? A partir do momento que Francisco, Lúcia e Jacinta assumem o sim, assumem este sentido para tudo aquilo que vai acontecer”, salienta o sacerdote.

Para o padre José Nuno Silva, “olhar a vida dos pastorinhos é, por isso, perceber um sentido, e aprender um movimento interior que é capaz de redimir as experiências mais difíceis e dolorosas que a vida tem”.

A metodologia do encontro da Escola do Santuário vai privilegiar “três passos” ou três perspetivas diferentes sobre o tema do sofrimento: pessoal, em Cristo e a junção entre estas duas vivências.

O programa do encontro inclui também vários espaços de oração, com realce para um momento dedicado à reparação e ao sacrifício, que terá lugar diante dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

JCP

Partilhar:
Share