Fátima, 10 jul 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai centrar a 4ª edição dos cursos de verão em São Francisco Marto, santo vidente da Cova Iria no ano em que se assinala o centenário da sua morte, entre hoje e sexta-feira.

Esta atividade vai decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI (Fátima), e vai aprofundar a “biografia e o contexto histórico deste importante protagonista de Fátima”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta oferta formativa, “que se destina a investigadores, estudantes, professores, formadores, catequistas e outros agentes pastorais que pretendam estudar o fenómeno de Fátima”, propõe-se dar a conhecer o contexto histórico-social em que viveu Francisco Marto; compreender o seu percurso biográfico e religioso; interpretar a figura do vidente nas fontes de Fátima; conhecer as leituras históricas, religiosas e espirituais do santo Pastorinho; identificar e analisar as representações artísticas consigo relacionadas e analisar em abordagens multidisciplinares aspetos específicos do fenómeno de Fátima”, lê-se.

O programa do encontro arranca com a apresentação do contexto histórico entre o ano do nascimento e o ano da morte de Francisco Marto, a cargo de Fernando Rosas, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Na tarde de hoje, o lugar da criança na sociedade portuguesa na transição entre o antigo regime e o mundo contemporâneo vai ser o tema analisado por António Gomes Ferreira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, após o qual se segue uma visita à Casa das Candeias – Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto.

O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, inaugura o segundo dia de formação esta quinta-feira, com a apresentação do tema “A educação religiosa da criança nos inícios do século XX” e depois segue-se José Manuel Sobral, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que falará sobre “A Gripe Pneumónica em Portugal”.

Depois do almoço, é oferecido um retrato de Francisco Marto nas fontes de Fátima, primeiro, nas Memórias de Lúcia de Jesus, a cargo de Agripina Vieira, do Centro de Tecnologia Restauro e Valorização das Artes do Instituto Politécnico de Tomar, e, de seguida, na documentação histórica e na cronística de Fátima, por André Melícias, do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DE).

O segundo dia termina com uma visita à casa de São Francisco e de Santa Jacinta Marto, em Aljustrel.

No último dia da 4.ª edição do curso de verão, “Os retratos espirituais de São Francisco Marto” serão trazidos por Pedro Valinho Gomes, do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião, da Universidade Católica Portuguesa, seguindo-se uma abordagem aos retratos de Francisco Marto nas representações artísticas, trazida por Marco Daniel Duarte.

Durante a tarde, Sónia Vazão, responsável pelo Serviço de Investigação do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima vai falar sobre “O processo de canonização de São Francisco Marto”.

LFS

Partilhar:
Share