Edição de 2022 aborda biografia e o contexto histórico de Santa Jacinta Marto
Fátima, 06 jul 2022 (Ecclesia) – A 7ª edição dos cursos de verão do Santuário de Fátima começou esta quarta-feira, com a “consciência que muito há ainda para estudar e aprofundar”, informa a instituição.
O curso que está a decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, com a presença de 130 formandos pretende aprofundar em 2022 a biografia e o contexto histórico de Santa Jacinta Marto.
Na sessão de abertura, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, lembrou que “a atenção aos protagonistas de Fátima é uma abordagem que pode abrir fecundos e frutuosos horizontes de aproximação ao fenómeno Fátima”.
Nestes cursos de verão, “o tema é sempre abordado de forma multidisciplinar e procura sempre dar diversas perspetivas complementares, para enriquecer o leque de conhecimento e abrir caminhos de investigação, porque temos consciência que muito há ainda para estudar e aprofundar a propósito de Fátima. O facto de se tratar da sétima edição é significativo, pois demonstra o interesse, quer dos investigadores, quer dos formandos”, disse o sacerdote.
Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, fez a apresentação desta jornada formativa aos cerca de 130 participantes e explicou que, além de abordagens sobre a história nacional e local, também se procurará analisar o contexto religioso e social dos inícios do século XX.
No segundo dia de trabalhos é feita uma reflexão sobre o lugar da criança na sociedade portuguesa, nas épocas moderna e contemporânea, por Maria de Fátima Reis, do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, seguindo-se uma apresentação, a cargo de Sónia Vazão, do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, sobre as congregações religiosas inspiradas na Mensagem de Fátima.
A investigadora Agripina Vieira, da Techn&Art, do Instituto Politécnico de Tomar, traçará, ao início da tarde, um retrato de Jacinta Marto a partir das fontes de Fátima, apresentação que se estenderá até à proposta que finalizará a tarde: visita à casa de São Francisco e de Santa Jacinta Marto.
No último dia, sexta-feira, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, apresentará os retratos espirituais de Santa Jacinta Marto, e Marco Daniel Duarte fará um percurso sobre os retratos de Jacinta Marto nas representações artísticas (fotografia e iconografia).
Após o almoço, Sónia Vazão, recordará “Os dias de Jacinta Marto em Lisboa” e Marco Daniel Duarte termina o curso, de seguida, com o esboço de uma biografia de Santa Jacinta Marto.
Na sessão de encerramento, serão apresentadas as Atas do Simpósio “Fátima, hoje: pensar a santidade”, realizado em junho de 2021.
Os cursos de verão do Santuário de Fátima têm sido promovidos, anualmente, pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima a pensar nos investigadores que pretendem estudar o fenómeno de Fátima.
LFS