Fátima: Crianças «nunca» devem «aceitar a violência, o bullying»

Alertas na peregrinação nacional dos mais novos

Fátima, Santarém, 11 jun 2015 (Ecclesia) – D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga, presidiu à peregrinação nacional das crianças ao Santuário de Fátima e pediu-lhe para nunca “pactuarem com a violência”, alertando que na escola não “se deve aceitar a violência, o bullying”.

“O mundo precisa muito desta paz que temos no coração, de amar os outros com o amor com que somos amados na escola, na família, nos vizinhos, nunca pactuar com a violência. Na escola nunca aceitar a violência, o bullying”, disse o bispo auxiliar de Braga, esta quarta-feira.

Às crianças que encheram o Santuário de Fátima, acompanhadas por familiares, catequistas e professores, o prelado frisou que é preciso todos serem “construtores da paz”.

D. Francisco Senra Coelho explicou que ao sentirem-se “amados” pelo amor de Deus todos começam a “amar os outros com o amor” que recebem e passam a “estimar, respeitar e a ser amigo dos outros” com esse mesmo amor.

A peregrinação nacional das crianças ao Santuário mariano teve como tema “Rezai, rezai muito”, tendo como referência o pedido de Nossa Senhora de Fátima na aparição de agosto de 1917, nos Valinhos.

“Um pedido que fez aos Pastorinhos e que faz a nós também. Rezarmos muito! Como vocês fizeram durante o mês de maio, e por isso trouxeram tantas flores para Fátima”, disse o D. Francisco Senra Coelho.

O programa começou com a oferta das rosas a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições, realizada pelas crianças durante a campanha de maio e depois assistiram à encenação ‘Aprender a rezar com os pastorinhos’, na Basílica da Santíssima Trindade.

O bispo auxiliar de Braga fez referência à oferta das crianças tendo comparou o Santuário a “um jardim” e questionou os mais pequenos sobre a “grande flor” que viram na chegada ao Recinto de Oração ter murchado.

“Porque terá murchado? Será que a poderemos fazer florir de novo?” A oração é como uma flor que elevamos para Deus. E, como Ele, também nós vamos querer o bem para todas as pessoas, em particular aqueles que andam mais longe do seu amor”, desenvolveu o prelado

Neste contexto, convidou a regar a flor (insuflável) que estava no recinto com a oração e enquanto se realizou o gesto simbólico a flor cresceu.

No final da Eucaristia, as crianças receberam um livro de orações que na primeira página tem a sua contextualização pelo reitor do Santuário de Fátima.

“Este ano escutámos o pedido que Nossa Senhora fez aos Pastorinhos e nos faz a nós também: “Rezai, rezai muito!” Este pequeno livro quer ajudar-te a viver e a pôr em prática este pedido. Aqui encontrarás as orações que o Anjo e Nossa Senhora ensinaram aos pastorinhos; as orações para rezares o terço; e ainda outras orações para o teu dia”, escreveu o padre Carlos Cabecinhas.

SISF/CB

Partilhar:
Scroll to Top