Fátima: «Confortar e consolar» quem sofre «é o desafio hoje» – D. António Marto

Santuário mariano celebrou festa de Natal com funcionários e colaboradores

Fátima, 19 dez 2016 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima disse que a missão de cada cristão “é confortar e consolar os que mais sofrem”, a exemplo de São José, na celebração dominical na Basílica da Santíssima Trindade, no santuário da Cova da Iria.

“Este é o desafio que nos colocam os dias de hoje: confortar e consolar não só sentimentalmente mas dar apoio e estar presente junto de quem sofre e de quem precisa”, afirmou D. António Marto sobre um desafio “simples, concreto, oportuno e necessário para viver neste Natal”.

Na homilia, a partir do Evangelho sobre a Anunciação do Anjo a São José, o prelado explicou a “escuta e a meditação” da Palavra de Deus o levaram a “encontrar essa luz também tem que acontecer connosco”.

São José vivia um drama interior perante a notícia da gravidez da noiva antes do casamento e todos têm “noites escuras da fé” onde vivem-se “os problemas” sem encontrar “uma luz”.

“Temos de ser capazes de ver a luz da revelação e essa luz vem-nos da escuta e da meditação na palavra de Deus. É isso que alimenta a nossa fé e nos faz ver com os olhos do amor a resolução dos nossos problemas”, desenvolveu.

O bispo de Leiria-Fátima que apresentou São José como um homem bom e um exemplo a imitar convidou os peregrinos a abraçar a missão que é confiada aos cristãos.

“Hoje é esta a missão que nos é confiada: cuidar de Jesus no nosso coração para que a fé não esmoreça e através deste cuidado sermos capazes de levar conforto e consolação aos nossos irmãos, sobretudo aos que sofrem”, sublinhou D. António Marto.

Segundo o bispo de Leiria-Fátima, a partir da explicação do anjo, São José “aceita cuidar e proteger o menino e a sua mãe, aceita educa-lo e sustentá-los” não em função da carne mas uma missão recebida “do amor”.

O Serviço de Informação do Santuário de Fátima divulga ainda que neste domingo celebraram a sua festa de Natal onde funcionários, colaboradores e voluntários participaram na Eucaristia que foi concelebração pelo bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, e o bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César, residentes no santuário na Cova da Iria.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top