Lisboa, 26 ago 2019 (Ecclesia) – O secretariado do Movimento Bíblico, dos Franciscanos Capuchinhos em Portugal, está a dinamizar a sua Semana Bíblica Nacional, este ano centrada na temática da missão, até esta quinta-feira, em Fátima.
‘A Bíblia, fonte e alegria da missão’ é o tema da 42.ª Semana Bíblica Nacional e esta tarde destaca-se a mesa redonda sobre ‘a Bíblia na tua experiência missionária’, com o padre Tony Neves, missionário Espiritano, e outros convidados, a partir das 15H00; e a intervenção da irmã Luísa Almendra, diretora do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica, que vai falar sobre os profetas, às 17h30.
Esta terça-feira, os participantes vão ouvir o padre Rui Santiago, missionário Redentorista, falar sobre o profeta Jonas, um ‘missionário que não o queria ser’, às 09H30, e assistir à mesa-redonda ‘a Bíblia na tua vida e na tua experiência missionária de vontuntário/a’, a partir das 15h00; o bispo de Setúbal, D. José Ornelas, apresenta São Lucas como ‘evangelista da missão’ (17h30).
O terceiro dia de formação bíblica começa com a conferência ‘de Cristo evangelizar a uma Igreja missionário’, pelo professor universitário José Carlos Carvalho, e conta com as intervenções do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, e do bispo de Lamego, D. António Couto, respetivamente sobre ‘a missão nos Atos dos Apóstolos’ (15h00) e ‘o missionário, ministro e testemunha da Palavra’ (17h30).
A 42.ª Semana Bíblica Nacional, dinamizada pelo Movimento Bíblico dos Franciscanos Capuchinhos, encerra-se após a conferência ‘Maria, Estrela da evangelização’ da diretora do Colégio de Nossa Senhora de Lourdes, a irmã Helena Maria, seguida da Eucaristia.
O encontro começou este domingo com a saudação do ministro provincial dos Capuchinhos, frei Fernando Alberto Cabecinhas, e a intervenção do secretário do Movimento Bíblico, frei Manuel Arantes.
CB/OC