Fátima: Acolhimento dos apelos de Nossa Senhora pode «mudar a história»

Postuladora da Causa de Canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto destaca importância da divulgação desta mensagem

Fátima, Santarém, 13 jan 2014 (Ecclesia) – A irmã Ângela Coelho, postuladora da Causa de Canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, afirmou que quem conhece a história de Fátima e “acolhe os seus apelos” pode “mudar a história”.

“À semelhança do Francisco, da Jacinta e da Lúcia, cada pessoa pode mudar a história acolhendo os apelos que Nossa Senhora aqui [Cova da Iria] deixou”, revelou em declarações à Agência ECCLESIA a formadora do curso ‘A Mensagem de Fátima’ que decorreu entre sexta-feira e domingo, em Fátima.

A iniciativa aprofunda elementos das aparições marianas e é uma proposta preparatória para a celebração do Centenário das Aparições, em 2017.

“Este curso tem sido um momento muito importante na vida e na dinâmica do santuário porque abrange um grande leque de gente”, referiu a religiosa.

Esta terceira edição do curso foi vocacionado para voluntários do Santuário e para o setor juvenil da Mensagem de Fátima permitindo assim “o contacto com o acontecimento, Fátima, mas também com os núcleos teológicos principais, quer na dimensão mística quer profética e aplicá-lo depois na vida”, explicou a irmã Ângela Coelho.

‘Envolvidos no amor de Cristo pelo mundo’ é o lema do ano pastoral no Santuário de Fátima, título que vai buscar a sua raiz à “terceira aparição, que aconteceu em julho” de 1917.

“Acolher os peregrinos é sempre importante, acolher com ternura, e isso é fundamental em qualquer lugar”, pelo que o Santuário aposta nestas formações para que “os voluntários aprendam o sentido da Mensagem de Fátima e a possam depois transmitir”, conclui a postuladora.

Cristina Galamba, acolhedora no Santuário de Fátima, manifesta à Agência ECCLESIA a vontade de “aprender cada vez mais a amar Nossa Senhora para poder transmitir a todos os peregrinos esse amor.”

Para esta voluntária, o trabalho no serviço de acolhimento e informação do Santuário de Fátima é complexo, porque “chegam ali pessoas de todas as religiões, estratos sociais e origens” e por isso “é necessária uma formação contínua sobre a Mensagem de Fátima para que essas pessoas sejam esclarecidas de qualquer dúvida que tragam consigo”.

Bernardo Caldeira integra o movimento da mensagem de Fátima e faz parte do projeto “Inter-Cristo” que difunde a mensagem de Fátima no Brasil em ações missionárias, um trabalho de voluntário que sai reforçado ao fazer este curso porque “o que se aprende ajuda depois na vida como cristão, a rezar, a pensar no exemplo dos pastorinhos”.

Neste curso “o objetivo é ouvir e aprender o que Deus quer e a mensagem de Fátima é um apelo à conversão ao amor de Deus”, conclui.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top