Desenvolver «competências que permitam um melhor desempenho» das famílias e prevenir «comportamentos de risco» são os principais objetivos
Coimbra, 05 fev 2014 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai lançar no final deste mês o projeto Escola de Pais, dirigido aos encarregados de educação das suas creches e jardins-de-infância.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o organismo católico explica que este projeto “visa ser um espaço de diálogo e partilha” propício ao desenvolvimento de “competências que permitam um melhor desempenho” das famílias e prevenir “comportamentos de risco”.
Ao mesmo tempo, pretende dar a cada progenitor e educador “a oportunidade de crescer com os filhos na grandiosa tarefa que é Educar”, tendo em conta “os seus medos e ansiedades em relação ao presente e ao futuro”.
O programa letivo da Escola de Pais vai contar com diversas sessões mensais, de 90 minutos cada, e tocar em temas como a educação para os afetos, a comunicação com os filhos, disciplinas e regras, castigos e recompensas.
Uma parte do plano de estudos, inserido no projeto pedagógico da Cáritas, permitirá a pais e educadores abordarem cuidados a ter com os filhos, em termos de higiene, saúde e segurança.
JCP