Sexta edição de um projeto das Equipas Jovens de Nossa Senhora lotou de novo Centro de Congressos de Lisboa
Lisboa, 25 fev 2019 (Ecclesia) – As Equipas Jovens de Nossa Senhora organizam o ‘Faith’s Night Out’ (FNO) que abre as portas a todas as pessoas e 1500 responderam ao apelo, algumas pela primeira vez, motivados para ouvir testemunhos de fé e vida.
“Sou católica, gostei muito do painel de convidados e acho muito importante parar, refletir sobre a fé, sobre a Igreja, e fazia todo o sentido vir cá”, disse Joana Nóvoa, à margem do evento no lotado Centro de Congresso de Lisboa.
Em declarações à Agência ECCLESIA, a jurista da Diocese do Porto, que agora vive em Lisboa, explica que ouvir outros falarem de fé “faz refletir sobre a própria fé, projetar nelas,” que nos dias de hoje “ainda é mais importante”, com a “vida stressante” que, “muitas vezes, não permite isso”.
“Nos outros penso em mim como católica e no exemplo dos outros consigo também me encontrar. Como profissional acredito que Deus está sempre comigo e faz de mim uma melhor, ou pelo menos tentativa, profissional todos os dias”, desenvolveu Joana Nóvoa.
Foi uma responsável pelo FNO 2019 “muito, muito contente” que fez uma avaliação positiva de uma noite que “genuinamente” considera “correu muito bem”, como a equipa estava à espera depois de seis meses de preparação.
“Chegamos aqui e confiamos: Confiamos nos oradores, confiamos nos artistas que vêm para o palco. O FNO deixa de ser de quem o organizou e passa para estas pessoas que com grande generosidade vieram falar para este público”, disse Francisca Mello Vieira à Agência ECCLESIA.
‘Em Cristo, nós que somos muitos, formamos um só’ foi o tema geral do ‘Faith’s Night Out’ 2019 das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, este sábado, dia 23.
“É sempre difícil escolher um tema que seja tão abrangente que possa ter doze conferências que possam ser diferentes mas toquem num ponto comum; Temos a Igreja viva aqui em cima do palco e para nós é importante”, referiu Francisca Mello Vieira.
Gonçalo Cabral, de 24 anos, atualmente vive em Londres, e o FNO “é um momento muito importante de reflexão” sobre onde está na Igreja e do quer ser como Igreja.
“Com os oradores acabamos por focar sempre em alguns temas muito importantes; Abrange muitos tópicos que nos tocam a todos como cristãos e mais do que tudo temos de saber ouvi-los e passa-los para a vida do dia-a-dia”, referiu.
O jovem analista financeiro considera que se uma pessoa é verdadeira “todos os dias” leva “a mudança” às realidades que habita: “Basta irmos alegres para o trabalho, basta termos a certeza que olhamos pelos outros, isso cria mudança.”
Luísa Carvalho pertence às equipas e também esteve em todas as edições do Faith’s Night Out’, afinal, “é importante enquanto católica estar informada” e este evento de microconferências, 12 de sete minutos cada, “é uma ótima ferramenta”, “para a formação e a reflexão”, e “é sempre bom reunir os amigos”.
Já Caetano Almeida e Brito, filho de uma das conferencistas, foi pelo testemunho que lhe têm dado do FNO, onde “os oradores são muito interessantes” e, ao intervalo, a noite estava a corresponder às expectativas.
Na sua opinião, um jovem católico na sociedade hoje “tem de ter grande sentido de responsabilidade” porque foi-lhes “dado uma graça muito grande” e têm que “corresponder”.
Participantes que ajudaram as Equipas Jovens de Nossa Senhora de Portugal a ajudarem o mesmo movimento na Síria, país em guerra civil há oito anos, e para onde reverteu os lucros da venda dos bilhetes.
Francisca Mello Vieira realçou que o ‘Faith’s Night Out’ “não tem qualquer intenção de fazer lucro” e procuram “sempre” ter algum “bom fim” para o dinheiro que surja deste evento, “tem esta visibilidade e consciência de serviço”.
As Equipas de Jovens de Nossa Senhora surgiram em 1976 e são um movimento católico dirigido aos jovens entre os 16 e os 26 anos.
CB
Lisboa: Autenticidade e verdade no palco do «Faith’s Night Out» 2019