Expo 2017: Representante do Papa destaca responsabilidade das religiões na defesa do planeta

É preciso proteger a Terra para «as gerações futuras», disse o cardeal Peter Turkson no Cazaquistão

Astana, 31 ago 2017 (Ecclesia) – O representante do Papa na Expo 2017 em Astana, no Cazaquistão, destacou hoje a responsabilidade que todas as religiões devem partilhar na preservação do planeta e dos seus recursos.

Na intervenção de abertura da conferência “Todos juntos pelo cuidado da nossa casa comum”, inserida na participação do Vaticano na Expo 2017, o cardeal Peter Turkson frisou que face aos “numerosos desafios e ameaças que o planeta terra está a enfrentar por causa da utilização indevida e da distribuição injusta dos seus recursos”, todos os crentes são chamados a agir.

Cada religião, “em especial as grandes religiões monoteístas, devem levar a todos os homens inspiração e educação para uma visão holística, global e integrada do mundo”.

Um novo paradigma, que “torne todas as pessoas cientes de que habitam uma casa comum cujas riquezas, confiadas ao Homem por Deus criador, devem ser protegidas e preservadas também para as gerações futuras”, frisou o também prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Integral da Pessoa Humana.

A Expo 2017, que decorre na capital do Cazaquistão até 10 de setembro, tem como tema “A Energia do Futuro”.

O Vaticano está representado com um pavilhão intitulado “Energia para o Bem-Comum: Cuidando de uma Casa para todos”, que faz referências à encíclica do Papa Francisco “Laudato si”, dedicada à Ecologia.

A conferência desta quinta-feira, em que interveio D. Peter Turkso, no Palácio da Paz e da Reconciliação em Astana, foi organizada em conjunto com o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.

Contou com a participação de representantes de vários credos, como o grão-mufti dos muçulmanos do Cazaquistão, Yerzhan Malgazhyuly, o metropolita Alexander da eparquia de Astana e Almaty, a anglicana Clare Amos, coordenadora do programa para o diálogo e a cooperação inter-religiosa do Conselho Mundial das Igrejas, e o rabino Daniel Sperber, da universidade israelita Bar-Ilan.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top