Jornalista Pedro Conceição explica que tradição está muito ligada «à segunda-feira de Páscoa», com várias romarias

Foto: Arquidiocese de Évora

Évora, 18 abr 2022 (Ecclesia) – No território alentejano da Arquidiocese de Évora as tradições pascais estão “muito ligadas à segunda-feira de Páscoa”, e muitas pessoas vão hoje para “o campo desfrutar da beleza primaveril” onde também celebram a fé, em Missas e procissões.

“Em algumas localidades, essa tradição de ir para o campo ganhou contornos de romaria com programas organizados em que o sagrado e o profano convivem, sendo momento de devoção religiosa e saudável convívio entre familiares e amigos”, explicou Pedro Conceição, da Rádio Esperança, emissora da Arquidiocese de Évora.

À Agência ECCLESIA, o jornalista salienta que depois de dois anos de pandemia Covid-19, com celebrações suspensas por causa do coronavírus, “as tradições pascais estão de regresso ao Alentejo”, e, na área geográfica da Arquidiocese de Évora, destacam-se as festas em Sousel e em Campo Maior.

Esta segunda-feira de Páscoa, a Romaria de Nossa Senhora do Carmo, na Serra de São Miguel, em Sousel, festeja a ressurreição de Cristo, com uma Missa Campal, às 12h00, “de tarde o tradicional rebola de confraternização na encosta da serra”, e a tourada, pelas 17h00, na praça de touros.

“Uma tradição secular que tem vindo a ganhar cada vez maior expressão a partir da devoção a Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da Vila de Sousel, há cerca de 50 anos feriado municipal”, acrescentou.

Também neste dia, Pedro Conceição destaca o regresso da tradicional Romaria de Nossa Senhora da Enxara, no concelho raiano de Campo Maior, que vive o seu feriado municipal.

Os campomaiorenses vão encontrar-se nas margens do rio Xévora, junto ao santuário mariano de Nossa Senhora da Enxara, onde “convivem e celebram a fé”.

Hoje, a Missa de ação de graças começa às 16h00, seguindo-se a procissão.

O jornalista da Rádio ‘Esperança’ salienta o regresso da Romaria de Nossa Senhora da Boa Nova, também conhecida como a ‘Romaria dos Prazeres’, em Terena, no concelho de Alandroal, na próxima semana, na segunda-feira de pascoela (25 de abril).

CB/OC

Partilhar:
Share