Évora: Ordenação de dois padres veio «trazer uma nova esperança» – D. José Alves

Arcebispo realça momento especial para uma «Igreja carecida» de vocações

Évora, 06 nov 2017 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora ordenou este domingo na Sé local dois novos sacerdotes, os padres Nélson Fernandes e Alessandro Cont, falando numa “nova esperança” para a comunidade católica alentejana.

Em declarações enviadas à Agência ECCLESIA, pelo Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora, D. José Alves disse tratar-se de um momento de “júbilo” para a Igreja Católica da região, “depois de dois anos sem nenhuma ordenação”.

Para aquele responsável, os dois novos padres “vêm trazer com certeza um novo alento” e representam “a garantia de que Deus não se esqueceu” do povo de Évora.

“Deus acompanha esta Igreja de Évora que está carecida de sacerdotes, mas também Deus nos dá diáconos, nos dá fiéis, leigos que se empenham e famílias generosas que esperemos continuem a dar-nos mais vocações”, completou.

O padre Nelson da Costa Fernandes, natural do Distrito de Braga, tem 25 anos e completou a sua formação no Seminário Maior de Évora.

Depois de ordenado, vai prestar serviço como em quatro paróquias, Mora, Brotas, Pavia, Cabeção e Malarranha, onde já estava a trabalhar há cerca de mês e meio.

“Este é um dia muito esperado mas que me lança para um futuro muito mais comprometedor, de uma entrega ainda maior, radical, total”, considerou o novo sacerdote, que quer assumir-se como “mediador” de Deus junto das pessoas.

“E elas estarem unidas a mim, o que é importante, fundamental”, sustentou.

Quanto ao outro padre ordenado, Alessandro Cont, tem 30 anos e é proveniente de Belluno, em Itália.

A sua preparação vocacional foi dividida entre Lisboa e Évora, onde chegou com o nascimento do Seminário ‘Redemptoris Mater’ de Évora.

O novo sacerdote colaborava com o padre Tarcísio Madeira Pinheiro na Paróquia de Benavente, onde vai continuar a servir a comunidade local, “com todos os seus desafios”.

“Claro que estou contentíssimo, por ver aqui também a minha família, os meus amigos, todas as pessoas próximas e todos os que aqui em Portugal se tornaram na minha família, os meus pais, os meus irmãos e que estão junto de mim. Isto ajuda-me a perceber que o ministério é para os outros e uma graça de Deus enorme”, considerou.

Este ano, em setembro, a Sé de Évora recebeu também a ordenação de 18 novos diáconos permanentes.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top