«É a força da oração que nos eleva para Deus e também transforma corações» – Padre João Luís Silva
Lisboa, 08 jun 2022 (Ecclesia) – O assistente espiritual do Movimento da Mensagem de Fátima da Arquidiocese de Évora assinala que a paz é “muito urgente e necessária” e estão a dinamizar uma campanha de oração com este propósito pelas intenções do Papa.
“É a força da oração que nos eleva para Deus e também transforma corações”, disse hoje o padre João Luís Silva, também pároco de Montargil, em entrevista à Agência ECCLESIA.
A campanha de oração tem o nome ‘A Senhora orante no coração da tua casa’, que tem como objetivo rezar pelas intenções do Papa e pela paz no mundo, foi lançada no dia 31 de maio, em parceira com a Congregação da Consolata, em Fátima.
Neste dia, quando a Igreja Católica celebrou a Visitação de Nossa Senhora, o Papa Francisco rezou o rosário pela paz no mundo, unindo Roma a santuários dos cinco continentes, incluindo Fátima.
A campanha de oração do Movimento da Mensagem de Fátima da Arquidiocese de Évora é acompanhada por uma imagem da Nossa Senhora de Fátima diferente da representação habitual, o movimento mandou esculpir uma Nossa Senhora “em oração”, de joelhos e com um coração nas mãos.
“Surgiu a ideia como podemos representar Nossa Senhora de Fátima nos tempos de hoje, mas quisemos olhar para cada peregrino, e todos os peregrinos, quando vão a Fátima, vão à Capelinha das Aparições. Eu digo que vão sempre com dois motivos: Para pedir ou para agradecer e fazem-no através da oração, ou um silêncio orante, uma Ave-maria, um mistério ou o terço”, desenvolveu o padre João Luís Silva.
Segundo o sacerdote, “o coração nas mãos representa o centro da mensagem de Fátima”, e contextualiza que nas aparições na Cova da Iria em 1917, “Nossa Senhora vinha com o coração nas mãos”, por causa da Primeira Grande Guerra, e, em 2022, “continua com o coração nas mãos devido à guerra que toca a Europa, sobretudo a Ucrânia”.
Esta campanha também tem um subsídio, uma novena com citações do Papa Francisco, frases bíblicas, e “pequenos extratos da mensagem de Fátima”, dos diálogos com a Irmã Lúcia, uma das três videntes.
No Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2, o sacerdote indicou que para além do Movimento da Mensagem de Fátima da Arquidiocese de Évora, esta “proposta de paz” também está a ser divulgada “pelo mundo” pelos Missionários da Consolata, uma congregação “muito mariana”, que é também a “mentora desta imagem” da ‘Senhora do Coração Orante’.
O padre João Luís Silva contextualizou que esta imagem surgiu no contexto da celebração de dois centenários, que se comemoraram em 2020 – a morte de Santa Jacinta Marto (20 de fevereiro) e a entronização da imagem de Nossa Senhora na Capelinha das Aparições (13 de junho).
O pároco de Montargil partilha também o “sonho” da imagem da ‘Senhora do Coração Orante’ poder ser venerada numa capela “a construir” nesta localidade alentejana, que é “uma zona muito turística”, e que vai ter “sempre o grande objetivo” de rezar pelas intenções do Santo Padre e pela paz.
No dia 26 de outubro de 2021, o Papa Francisco benzeu a imagem original da ‘Senhora do Coração Orante’, na Casa de Santa Marta (Vaticano), que vai ser colocada nesta capela dedicada a São João Paulo II.
PR/CB