Évora, 02 ago 2021 (Ecclesia) – O cónego Salvador Dias Terra faleceu este domingo em Évora, aos 84 anos de idade, informou o arcebispo local, em nota divulgada online.

“Homem de Deus, Sacerdote a tempo inteiro e servo de todos, alguém que amou e serviu a Igreja com todas as suas forças e total generosidade, intrépido pregador do querigma cristão, em inúmeras pregações, missões populares, Cursilhos de Cristandade em Évora e nos EUA, onde muito trabalhou, sobretudo em Newark, onde permaneceu um ano, também ao serviço da consolidação do MCC, será hoje nosso intercessor junto de Deus”, refere D. Francisco Senra Coelho.

Natural de Avanca, Diocese e Distrito de Aveiro, o falecido sacerdote estudou nos Seminários Arquidiocesanos de Évora e foi ordenado a 28 de junho de 1959, por D. Manuel Trindade Salgueiro, também ele natural de Aveiro.

“Depois de dezenas de anos de serviço no Seminário Maior de Évora, como vice-reitor, acumulando com as funções de ecónomo-geral da Arquidiocese; dinamizador diocesano da Pastoral das Vocações e da OVS; diretor espiritual do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), aceitou iniciar a experiência de pároco”, escreve D. Francisco Senra Coelho.

Nessa qualidade, o cónego Salvador Dias Terra serviu as Paróquias de S. Brás, Alcáçovas e Torrão, Montemor-o-Novo e Coruche, antes de se recolher na Casa Sacerdotal de Évora, assumindo ainda a capelania da Basílica Metropolitana.

Após regressar a Aveiro, sua terra natal, “foi transferido para a Casa Sacerdotal de Viana do Castelo, que lhe prestou com todo o desvelo e competência os cuidados que a sua débil situação de saúde já requeriam”, indica o arcebispo de Évora.

“De momento ainda não posso prestar qualquer informação sobre o dia e a hora em que celebraremos as suas exéquias e decorrerá o seu funeral. A seu tempo, a Arquidiocese prestará todas as informações que obtiver”, acrescenta.

OC

Partilhar:
Share