Arcebispo disse que lavar os pés significa servir
Évora, 14 abr 2022 (Ecclesia) – D. Francisco Senra coelho afirmou hoje que a celebração da Quinta-feira Santa é um convite para um “sério exame de consciência”, reconhecimento de “pecados” e renovação de “compromisso cristão”.
“A Quinta-Feira Santa é também um convite a fazermos um sério exame de consciência, e a reconhecermos os nossos próprios pecados. É, afinal, o colocarmos alguma ordem na nossa vida e iniciarmos o caminho do arrependimento e da renovação do nosso compromisso de vida cristã”, afirmou o arcebispo de Évora na homilia da celebração da Ceia do Senhor, na Sé de Évora, enviada à Agência ECCLESIA.
O responsável afirmou que “lavar os pés significa ser servo de todos”.
D. Senra Coelho indicou a “Eucaristia” como “o centro e o coração da vida da Igreja”, e, dessa forma, “o centro e o coração da vida de cada cristão”.
“A Eucaristia é um Dom não só para se acreditar, mas para se viver, pois, sendo expressão de todo o Amor de Cristo, Ele pede-nos abertura aos outros, Amor Fraterno, saber perdoar e ajudar os que estão em dificuldades. É um convite à Caridade, através de solidariedade, ao apoio mútuo, sem nunca abandonar ninguém. A Eucaristia apela-nos ao compromisso pró-ativo com os pobres, os sós, os sofredores, os marginalizados. Celebrar a Eucaristia, compromete-nos com o olhar de Cristo, reconhecendo o Seu rosto, no rosto dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais feridos e necessitados”, indicou.
O arcebispo de Évora falou no “Sacrário vivo” e nos “discípulos alimentados por Cristo” que “procuram, acolhem, cuidam, inserem, confiam e partem juntos para a Vinha do Senhor”.
“É pela Eucaristia que Cristo caminha connosco como luz, força, alimento e apoio em todos os dias do nosso quotidiano, da nossa história”, reconheceu.
LS