Évora, 15 jan 2014 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora vai promover este sábado uma visita guiada à igreja de São Vicente do Pigeiro, iniciativa integrada num projeto que pretende dar mais visibilidade ao património religioso eborense.
Numa nota publicada através da internet, a Igreja Católica local sublinha a importância de “abrir as igrejas habitualmente fechadas” e divulgar junto das pessoas os tesouros que compõem a “matriz cristã” da região, sobretudo os que estão mais afastados do centro urbano.
Batizado com o nome “Rota das Igrejas d’Évora”, o projeto começou a ser implementado em 2010 e conta com a colaboração do Gabinete de Arquitetura e Património da Arquidiocese de Évora, da Comissão Diocesana dos Bens Culturais e da Câmara Municipal de Évora.
A igreja de São Vicente do Pigeiro, cuja origem remonta ao século XIV, serve uma freguesia com o mesmo nome situada cerca de 30 quilómetros a Este da cidade de Évora, com perto de 400 habitantes.
De acordo com a arquidiocese, a concentração para a visita guiada ao templo, aberta a todos os interessados, está marcada para as 9h30 deste sábado, junto ao estacionamento da Porta da Lagoa, em Évora.
JCP