Évora: Arquidiocese destina renúncia quaresmal para ajudar cristãos perseguidos no Médio Oriente

D. José Alves desafia comunidades a serem «ilhas de misericórdia»

Évora, 11 fev 2015 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora vai destinar a renúncia quaresmal deste ano para o apoio aos cristãos perseguidos por causa da sua fé, no Médio Oriente.

Numa mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. José Alves desafia as suas comunidades a serem “ilhas de misericórdia” junto dos mais necessitados e recorda o sofrimento por que passam todos os dias “muitos milhares” de cristãos, “de todas as idades incluindo crianças”.

“Expulsos de suas casas, ficam privados de tudo. Reduzidos à miséria, morrem de fome e de frio, em situações verdadeiramente indignas de seres humanos”, lamenta o prelado.

Para o arcebispo, a situação destas pessoas não pode ser encarada com “indiferença”, por isso convida todos os cristãos da região alentejana a uma atitude de solidariedade para com estes irmãos.

“As nossas paróquias, se quiserem ser comunidades cristãs autênticas, têm que se tornar ilhas de misericórdia, transformando os corações de pedra em corações de ternura cristã e de bondade generosa. Aqui fica o apelo. Responda cada um, em liberdade, à luz da fé”, complementa o arcebispo.

O fruto da renúncia quaresmal vai ser recolhido em cada Vigararia, sob a coordenação da Cáritas de Évora.

Todos os donativos deverão ser depois “prontamente” encaminhados para os serviços da arquidiocese, de modo a que cheguem o mais rapidamente possível ao seu destino.

“Chegou a hora de por em prática as boas intenções do início do ano. A Quaresma, tempo especial de renovação interior, através da escuta da Palavra, da abertura do coração a Deus pela oração e pela ajuda generosa aos nossos irmãos, é o tempo propício para concretizarmos os bons desejos do nosso coração”, realça D. José Alves.

A Quaresma que se inicia com a celebração de Quarta-feira de Cinzas (18 de fevereiro, em 2015), é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top