Évora, 27 set 2021 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, nomeou o padre Carlos Manuel Antunes Cardoso de Melo como responsável arquidiocesano da consulta sinodal, projetando o Sínodo dos Bispo de 2023.
O sacerdote tem como missão “atuar como pessoa de referência e de ligação” com a Conferência Episcopal Portuguesa acompanhar a consulta à arquidiocese alentejana, “em todas as suas etapas”.
A abertura do percurso do Sínodo de 2023 acontece no Vaticano, sob a presidência do Papa, nos próximos dias 9 e 10 de outubro, e em cada diocese católica, a 17 de outubro, sob a presidência do respetivo bispo.
Estas celebrações dão início à “fase consultiva” da 16ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos, a partir de um documento preparatório, um questionário e um vademécum com propostas de consulta em cada diocese.
O Vaticano determina que cada bispo nomeia um responsável ou uma equipa diocesana para a consulta sinodal; cada Conferência Episcopal deve fazer o mesmo.
OC
Equipa Sinodal da Arquidiocese de Évora
Cónego Carlos Manuel Antunes Cardoso de Melo – coordenador Cónego Mário Tavares de Oliveira Cónego Francisco Hipólito Santanita Machado Couto Padre Fernando Ricardo de Brito Lopes Maria do Céu Peixeiro Quito Maria Custódia Coelho Pacheco Ramalho. |
Sínodo 2023: Conferência Episcopal quer promover participação e agenda reunião pré-sinodal (c/vídeo)