D. José Alves encontrou-se com jornalistas no âmbito do 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Évora, 07 mai 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora disse hoje na cidade alentejana que as redes sociais são “bem-vindas” para fortalecer as relações entre pessoas, antecipando o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja Católica vai celebrar no domingo.
“As redes sociais são bem-vindas: permitem partilhar os conhecimentos, a vida e a fé também. Abrem a porta aos contactos diretos e à vida de comunidade”, declarou D. José Alves, num encontro com jornalistas.
Segundo este responsável, espaços como o Facebook ou o Twitter podem “fortalecer o tecido social, construir a unidade e alimentar o diálogo e o debate, concretizar ideias e aspirações”.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais 2013 tem como tema ‘Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização’, por decisão de Bento XVI.
D. José Alves comentou o tema, lembrando que há “alguns limites e perigos até” nas redes sociais, que “carecem de critérios valorativos” para que “o sensacionalismo, a popularidade e o ruído não sufoquem a razão”.
“Desejável é que as redes sociais sejam usadas como instrumento de desenvolvimento humano e de promoção dos valores perenes do evangelho: a justiça, a verdade, a beleza e o bem. Que ajudem a quebrar o isolamento em que vivem mergulhados tantos seres humanos”, concluiu D. José Alves, citado pelo Departamento de Comunicação Social da Arquidiocese de Évora.
A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano a 12 de maio, vai ser antecedida em Portugal por uma sessão de apresentação, esta quarta-feira, às 16h00, no auditório do Fórum Picoas (Lisboa), com intervenções de Filipa Martins (Portugal Telecom), Bento Oliveira (iMissio) e D. Pio Alves (presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais).
A sessão vai ter transmissão na internet, em videos.sapo.pt, videos.sapo.pt/agenciaecclesia e na televisão, através do Meokanal ‘Ecclesia’ (524995).
DCSAE/OC